INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Existe doutorado para assuntos da fé?

Existe doutorado para assuntos da fé?

Assistindo o Programa do Faustão, dia 24/09, especificamente o quadro “Dança dos Famosos”, ouviu-se Regina Duarte dizer que a música e a dança precederam a literatura.

Isso quer dizer que o ser humano primeiro aprendeu a expressão corporal para então praticar a expressão intelectual? Parece que é isso mesmo.

Quando vemos uma criança de 3, 4 ou 5 anos em frente ao aparelho de som a ouvir uma música que lhe agrade, não é raro que a veremos saracotear, gingar, dançar ou se embalar como que em passos de balé. Ou vais dizer que nunca viste uma criança se rebolar em frente ao rádio de casa, sem que os pais, ou outra pessoa mais velha, lhe tivessem ensinado algo de como se dança, ou como se movimenta o corpo ao som de uma música?!

Seria outro, ou muito melhor, o mundo se a ingenuidade das crianças não lhes fosse surrupiada porque, por exemplo, após uma criança sair do banho nua (pelada) para vir vestir-se fora do banheiro, um adulto, inconsequente, dizer: “Olha o que eu estou vendo!” e a pequena criatura, de vergonha, cobrir as partes íntimas, pois para lá é que tal adulto apontou seu dedo.

Então, aos poucos, vai-se instalando um receio de a criança poder ser ela mesma, pois tem de seguir não a lei da liberdade natural que Deus deu ao ser humano, mas às regras impostas por esse “inteligente” ser humano que as criou para poder viver com seu semelhante.

Então, se a música e a dança surgiram antes da escrita, é certo que havia uma lei escrita, inscrita, repassada de ser humano para ser humano, a qual ficava gravada no coração das pessoas, cabendo a essas agirem, ou não, segundo essa lei gravada no coração e na mente.

Com a inteligência que o ser humano foi dotado por Deus, ele aprendeu a escrita, primeiro em pedras, depois em tábuas, mais tarde em pergaminho, papiro, papel, e a partir de um tempo não muito longínquo, diretamente num display, ou seja, na tela de um aparelho reprodutor de imagens.

Aproxima-se o dia 31 de Outubro, data em que, no mundo inteiro, os cristãos seguidores da Reforma Luterana, ou Protestante para ser mais abrangente, estarão comemorando os 500 Anos do rompimento com o ensino de religião como ocorria, já não tão fiel à Palavra de Deus, como por ele fora dada.

Espalhava-se um ensino escravizante que impunha ao seguidor certos martírios, penitências, para ser merecedor do amor do amor de Deus, mas o monge Martinho Lutero, no estudo da Bíblia, descobriu que “O justo viverá por fé!”.

Como nos aproximamos do Dia da Criança é muito importante trazer para esta Coluna uns excertos de escritos de Lutero, principalmente no tocante à inocência, à ingenuidade, à confiança plena em Deus.

Consta que ele escreveu: “Muitas vezes fui alvo de tentações, mesmo já sendo um velho doutor e pregador, tão versado nas Escrituras como todos aqueles sabichões que me atacam. Mesmo assim tenho que me fazer criança, e a cada novo dia, de manhã bem cedinho, dizer de mim para mim, em voz alta, o Pai-Nosso, os Dez Mandamentos, o Credo, alguns lindos salmos e versículos, exatamente assim como ensinamos as crianças. Continuo sendo aluno do catecismo. A gente nunca pode dar por encerrado o estudo da Palavra de Deus. Isso o Salmo 147.4 confirma: “O seu entendimento não se pode medir!””

Edvino Borkenhagen

 

Nunca na vida despreza o estudo!

Para alguém estabelecer-se com um comércio, ele precisa saber do ramo e precisa estar apoiado no conhecimento de profissional contábil preparado para assessorá-lo. A BORKENHAGEN , atua há 34 anos e, ainda hoje, seus membros estudam todos os dias!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

Novas instalações e mais conforto para a equipe e os clientes.

Vem desfrutar! Vem!

 

Coluna Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XX, Mensagem 1.001

 


Se lhe restar tempo e disposição de nos enviar sua apreciação, clique aqui.

BORKENHAGEN - 34 ANOS  INCENTIVANDO O CUIDADO PARA COM AS CRIANÇAS!

Avenida Doutor Damião, 62 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados