INÍCIO    |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |    FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Mensageiro | Por que comemorar o Natal?

Por que comemorar o Natal?

Entre os cristãos é comum comemorarem o Natal.

Há cerimônias diferenciadas, programas específicos, para o Natal, na noite da Véspera e/ou no Dia de Natal. Nas famílias, nas casas, nos lares, ocorre a entrega de presentes, em alguns países na noite do dia 24 e em outros ao amanhecer do dia 25.

O Natal não é uma instituição divina, mas a humanidade, crendo ou não, reverencia aquele que nasceu sob a forma humana, como Filho de Deus: Jesus Cristo. Há inclusive dois natais: o do dia 25 de Dezembro que seria derivado dos judeus e o do dia 06 de Janeiro, derivado dos gentios (não-judeus).

Entre os não-cristãos a data é reservada para prática da solidariedade, a difusão da paz, do amor e do perdão entre as pessoas, como forma de tornar o mundo em que vivemos, melhor do que esteja a cada Natal. Também os cristãos não deixam de realizar tais práticas, mas eles enfatizam o nascimento de Jesus, o Cristo, que após sua passagem pela terra, foi elevado às alturas, para de lá retornar para o fim dos tempos como Juiz que poderá levar para si os que seguiram a crença de Ele ser o meio de se chegar à vida eterna, ou poderá apartar de si os que (como ensinam os cristãos), sejam condenados ao fogo eterno, o inferno.

Por esses dias talvez também você tenha ouvido pessoas com aquela ladainha de que o natal é uma festa pagã, de que Jesus não nasceu em 25 de dezembro, que o natal é só uma festa do consumismo, etc, etc, etc. Argumentam que o natal deve ser rejeitado pelos cristãos por todos esses motivos. Mas será que existem motivos para comemorar essa data? Será que realmente devemos rejeitá-lo de nosso calendário de comemorações?

Não se o rejeita porque não há provas de que seja uma festa de origem pagã; datas, diversas foram definidas de acordo com costumes de povos antes do nascimento de Jesus; nomes dos dias da semana implicariam em condenação de muitos cristãos se fôssemos levar ao pé-da-letra, pois para os povos de fala portuguesa ou latina, Domingo, Domenica, quer dizer Dia do Senhor (do latim: Dominus dei), mas para os de fala germânica ou inglesa Sonntag ou Sunday quer dizer Dia do Sol. Então esses povos estariam condenados por guardarem o dia dedicado ao ‘deus-sol’? Não! Não é assim.

Quem, se dizendo cristão, não comemorar o Natal, perde uma excelente oportunidade de testemunhar o amor de Deus, ao enviar seu Filho para reaproximar a criatura, ao Criador.

Ainda com relação ao dia 25 de dezembro, se houvesse meios de se descobrir a data exata do nascimento de Jesus, então se comemoraria o Natal nessa data. E daí? O que mudaria a essência? Não é o dia 25, mas o nascimento que é comemorado. Claro, claro que devemos comemorar o nascimento de Jesus todos os dias, mas isso não nos tira o direito de reservar uma data para que toda a humanidade esteja sintonizada nessa comemoração. Sim, sim, forças demoníacas estão se levantando para influenciar até quem detém o poder, quem estabelece leis, para enfraquecer quem segue a Bíblia, quem crê no Menino-Jesus, no Juiz-Jesus.

Não por último, mas a comemoração do Natal nas famílias é uma oportunidade de derrubar barreiras, se houver amor, se houver perdão.

Edvino Borkenhagen

 

O Natal é uma festa sem impedimentos!

Na BORKENHAGEN acreditamos que, se até os não-cristãos se servem do Natal para celebrar o amor entre os povos, por que alguns cristãos se oporiam à comemoração na data estipulada para reconhecer o amor do Deus que apregoam?!

BORKENHAGEN

Fone 3028-6464

O fone da contabilidade

Novas instalações e mais conforto para a equipe e os clientes.

Vem desfrutar! Vem!

 

Coluna Mensageiro - Registro 0123526, 18/08/2003, Títulos e Documentos

ANO XX, Mensagem 1.013

 


A essência do Natal não muda com o passar dos anos. Por isso aprecie a foto abaixo que mostra estudantes britânicos voltando para casa para o Natal, em 1926:

Como diz no anúncio do Banco Itaú: "Isso muda o mundo!"

 

Se lhe restar tempo e disposição de nos enviar sua apreciação, clique aqui.

BORKENHAGEN - 34 ANOS  INCENTIVANDO O NATAL CRISTÃO, COM RESPEITO!

Avenida Doutor Damião, 62 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados