INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Orientações Gerais | Comissão recebida por 10 anos passa a ser direito adquirido

Comissão recebida por 10 anos passa a ser direito adquirido

 

 COMISSÃO POR 10 ANOS É DIREITO

 

Quando um empregado passa a ser comissionado e esse valor é regular em todos os meses, cria expectativa.

Se um dia esse empregado for removido para área em que não haja como ou porque remunerá-lo com pagamento de comissão, deve ser feito estudo muito cuidadoso.

Se o empregado causou desinteresse, com queda na produção, pode ser preferível liberá-lo, desligá-lo, demiti-lo sem justa causa, pois se já não rendeu o esperado e, na nova área não houver como comissioná-lo por produção que não há como incentivar, se tornará ainda mais caro.

Está em vigor a possibilidade de empreendedores de alguns setores aderirem ao programa do Governo Federal que  permite a redução de 30% do salário, pelo período de 6 meses, com o intuito de preservar o empregado e o seu emprego.

No caso julgado temos que:

Ainda que a redução de salário, até 30%, possa ocorrer, mediante adesão ao programa do Governo Federal, a comissão que um gerente, de banco, recebida por 10 anos, não pode ser tirada, por ser descomissionado, porque já é tradição; passou a integrar a expectativa de capacidade financeira.

Veja a decisão do TST.

Postado em 09/07/2015

 


Aduzindo:

Empregado nenhum deve ser 'descartado', mas se da parte dele há a expectativa de recebimento do valor contratado, acrescido de privilégios que melhorem suas finanças, melhorem sua autoestima, ou promovam estabilidade à sua família, da parte do empregador também há a expectativa de que o trabalho seja, sempre, realizado com dedicação, com esmero, com a qualidade esperada, evitando re-trabalho, evitando perdas irreparáveis, evitando horas extras desnecessárias, porque o empregado fique 'morcegueando', pode ele, se depois de uma conversinha no pé do ouvido, ser convidado a buscar colocação na concorrência.

A legislação beneficia o mais fraco. É justo que beneficie, mas tem de haver coerência!

Se a produção cai, se o empregado não consegue demonstrar que está assimilando o que estuda, se o investimento em educação continuada não lhe parece ser importante, talvez ele não mereça continuar na equipe.

Antes que uma 'laranja podre' contagie outras frutas, é preciso removê-la, para preservar a integridade das demais.

Querer ter o direito a um ganho melhorado deve ser condizente com a dedicação melhorada.

Complementado em 13/07/2015


BORKENHAGEN - 32 ANOS Contabilizando sonhos e fatos. Traga os seus!

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados