INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Orientações Gerais | Arquivo | Boas maneiras na hora de escrever um e-mail

Boas maneiras na hora de escrever um e-mail

Recebemos, em 09/05/2012, e repassamos, do Portal Competência, porque julgamos muito oportuno o artigo

Simples cuidados melhoram a imagem que uma mensagem eletrônica passa ao receptor

Clarissa Ferreira, Portal Competência

Os avanços tecnológicos revolucionaram a sociedade e consequentemente o meio corporativo. Uma das consequências disso foi a criação do e-mail (correio eletrônico) como forma de comunicação. Foi necessário desenvolver boas maneiras para se escrever um bom e-mail.

Por isso, alguns cuidados precisam ser ressaltados na utilização do e-mail, principalmente, quando se trata de algo corporativo.

Segundo a especialista em linguística Rubiana Silva Pereira, no curso ministrado para o Portal Competência - Cursos Online, Comunicação por e-mail, é importante compreender o valor da mensagem e perceber que elas retratam muito mais que palavras. “Muito cuidado na escolha do vocabulário empregado em seus e-mails profissionais. Cuide para que suas palavras reproduzam polidez, apreço, disposição em atender e profissionalismo, sem, no entanto, ser exagerado ou pedante, transmitindo uma falsa cordialidade”.

Leia: Como utilizar o gerenciador de e-mail a seu favor

Na escrita de e-mails, o tipo de linguagem que se caracteriza é semelhante à oralidade, uma escrita mais informal. É importante ressaltar que em mensagens eletrônicas não é aconselhado utilizar uma linguagem extremamente rebuscada, normalmente, utiliza-se o mesmo nível de formalidade dos gêneros de carta.

Entretanto, é necessário ter em mente quem é o nosso leitor. O e-mail permite certa descontração, mesmo assim necessita do uso adequado da acentuação, grafia correta das palavras, concordância verbal e clareza nas ideias. Na realidade, é necessário utilizar todas as características fundamentais à produção de um bom texto e lembre-se dos corretores de texto, são ferramentas automáticas presentes em todos os softwares.

Rubiana ressalta que ao definir o leitor é necessário optar por uma escolha lexical (palavras simples) que imprima com a maior exatidão a ideia a qual se busca transmitir. “Palavras são representações das ideias. Escolher adequadamente as palavras é garantir boa comunicação”, explica a especialista.

Outra orientação importante na hora de escrever um e-mail é prestar atenção ao nível de informalidade que está passando nele. Um exemplo negativo é a utilização dos Emotion Icons, figuras produzidas com letras e símbolos gráficos. Eles devem ser evitados nos meios corporativos, sendo empregados somente em situações de extrema informalidade, de preferência, com pessoas de sua intimidade. O mesmo ocorre com abreviações típicas da internet. Em e-mails corporativos é preciso eliminá-las.

Em muitos casos, o principal problema gerado pelos e-mails está relacionado à concepção espontânea que o comunicador dá a mensagem. “Um termo mal empregado pode fornecer indícios sobre a condição social do falante ou da imagem social que ele faz do seu interlocutor ou do objeto de que está falando”, explica Rubiana.

Outra característica do correio eletrônico é a velocidade na transmissão da informação, essa é a principal característica dessa ferramenta. Os receptores das mensagens possuem cada vez menos tempo para a leitura. Por isso, é preciso facilitar, escrever mensagens objetivas, parágrafos curtos e com clareza. Isso também vale para o envio, afinal quem já não enviou um e-mail e ao clicar em “enviar” e segundos depois se arrependeu? É fundamental reler o e-mail antes de enviar, principalmente se for algo estratégico ou que envolva uma tomada de decisão.

Leia também: Comunique-se melhor

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados