INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Orientações | Orientações Gerais | Se não cuidar, o dinheiro vai pro ralo!

Se não cuidar, o dinheiro vai pro ralo!

 

 Como salvar o seu orçamento dos pequenos desperdícios

 

A Revista FENACON, Ano XVIII - 176, na página DESCOMPLICANDO, traz uma "Orientação" de autoria de Carlos Eduardo Costa, sob o título "De grão em grão", a qual tomamos a liberdade de compartilhar:

 

O GuiaBolso, aplicativo de finanças pessoais, mediu no primeiro trimestre de 2016 a saúde financeira do brasileiro como um todo e identificou uma piora na forma como os usuários estão lidando com seu dinheiro. A análise tomou como base as movimentações bancárias de 23 mil pessoas que usam a ferramenta.

Para ter uma situação financeira considerada "saudável' o usuário do aplicativo precisava computar pelo menos 490 pontos e, segundo o termômetro do aplicativo, como atingiu somente 398 pontos, o brasileiro está "financeiramente doente". E só há uma forma para tratar essa enfermidade: É necessário que os brasileiros melhorem a sua educação financeira.

O problema é que boa parte das pessoas acredita que precisa de grandes transformações em sua vida financeira para se "curar" e a necessidade de realizar grandes mudanças gera bastante resistência. Porém esse, na maioria das vezes, não é o único caminho.

Veja a seguir um conjunto de pequenas mudanças de hábitos que vão ajudá-lo a organizar seu orçamento e podem transformar a sua vida financeira:

1 - Analise seu plano de TV por assinatura. Muitas vezes, você paga o plano completo, mas só assiste a alguns canais. Uma forma interessante de mapear a utilização é anotar durante uma semana quais são os canais assistidos. Com isso. pode-se montar a grade ideal e buscar no mercado a oferta mais econômica que atenda a sua necessidade.

2 - Planeje suas compras no supermercado. Utilize sempre uma lista. O hábito de fazer várias compras pequenas pode aumentar a despesa doméstica, pois cada ida ao supermercado pode gerar um valor a mais que não estava planejado, e isso, ao final do mês, aumentará o gasto.

3 - Pesquise os preços dos produtos antes de ir às compras para buscar opções mais baratas. Apesar disso demandar paciência e energia, o valor economizado compensará o tempo investido.

4 - Acompanhe seu gasto com telefone celular. É importante conhecer a forma como você usa os serviços. Saiba qual seu consumo médio de minutos e qual a frequência de uso de internet. O plano escolhido deve ser direcionado para sua necessidade.

5 - Use seu automóvel de forma racional. Procure evitar horários de pico, pois, com o tráfego mais pesado, o consumo de combustível aumenta. Alternativa interessante é a utilização de aplicativos de trânsito que ajudam na definição do caminho e auxiliam na busca de trânsito menos intenso. Além de menos estresse, haverá economia no combustível gasto.

6 - Reflita sobre seus hábitos alimentares. Boa parte do orçamento pode ser gasta com alimentação fora de casa. E muitas vezes esses gastos podem ser evitados. Em vez de lanchar todo dia na esquina do trabalho, por que não trazer lanche de casa? Será muito bom para o seu bolso e excelente para sua saúde.

Lembre-se: Normalmente, são os pequenos desperdícios  diários não contabilizados, que mais afetam nosso orçamento ao final de um período.

Autoria: Carlos Eduardo Costa
Postado em 16/09/2016


BORKENHAGEN - 33 ANOS ORIENTANDO e ALERTANDO CIDADÃOS!

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados