INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Reflexões | Presentes para um mundo ausente (Ótica luterana)

Presentes para um mundo ausente (Ótica luterana)

 

Propomos às pessoas que nos dão o respeito de visitar nosso sítio, inúmeros artigos, reflexões e conteúdos que não sejam assuntos técnicos de contabilidade ou tributação, para que todos possam desfrutar, quando quiserem novamente, tais conteúdos.

Obrigado pela acolhida!

Neste 24 de dezembro de 2016, lhes apresentamos a Devoção realizada no Centro Administrativo da IELB.

Desfrutem!


DEVOÇÃO DE NATAL – 23/12/2016

 

CENTRO ADMINISTRATIVO DA IELB - Pastor Rony Ricardo Marquardt

 

HINO: Anjos, vindos de Deus (HL 548)

Anjos, vindos de Deus, trazem novas dos céus;

Falam do Cristo que vem cheio de graça em Belém.

Cantam coros dos céus, dando glórias a Deus.

Eles celebram a paz que esta criança nos traz.

Ouve, terra, o cantar! Deus nos manda anunciar

Que de seu Filho Jesus brilha nas trevas a luz.

Vinde, todos, cantai! Com os anjos louvai

O grande amor sem igual que deu ao mundo o Natal.

 

LEITURA: Cântico de Zacarias – Lucas 1.68-79

O - Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade.

C - Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi.

O - Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas.

C - Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam.

O - Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança.

C - Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão;

T - Prometeu que nos livraria dos nossos inimigos e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida.

O - E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele.

C - Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.

T - Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.

 

MENSAGEM: Presentes para um mundo ausente

         Mais uma vez, chegamos ao Natal com notícias de guerras, de desastres, de enchentes, de doenças e de morte. É triste a situação do nosso mundo. Mas vamos ser sinceros: o que mudou desde o primeiro Natal? Quando Jesus nasceu, as notícias não eram muito diferentes: havia um governo tirano, havia guerras e doenças, havia morte e destruição. Assim é a humanidade. Parece até que Deus se escondeu do ser humano, que abandonou o mundo à sua própria sorte, que Deus está ausente!

         Mas é justamente o contrário que acontece. Ainda lá no paraíso, o ser humano se escondeu de Deus, quando o Senhor veio ao seu encontro no jardim. Ele se escondeu do seu semelhante, querendo cobrir sua vergonha fazendo roupas. E ele se escondeu de si mesmo, querendo colocar a culpa do seu erro no outro e, afinal, em Deus. Assim somos nós ainda hoje. Vivemos fugindo e nos escondendo de Deus, por causa de nossos pecados. Vivemos sob a acusação da nossa consciência. Vivemos relacionamentos que não são perfeitos, que têm problemas, porque nós não somos mais perfeitos. Estamos ausentes, longe de Deus.

         Pois é precisamente para um mundo assim, imperfeito e que se esconde de Deus, que aconteceu o Natal. É a primeira notícia de Deus quando do nascimento do seu Filho: “Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!” (Lucas 2.14) Este é o presente de Deus para um mundo ausente. Ele dá o seu Filho porque nos quer bem, porque nos ama assim como somos. Ele dá o seu presente porque todos estão ausentes, porque todos precisam de ajuda para restabelecer a paz com Deus, consigo mesmos e com o seu semelhante. Também eu e você! Somos todos iguais.

         E Jesus vem. Deus se torna homem. Deus se faz presente. Ele é o Emanuel – o Deus conosco. E depois de cumprir a sua missão no mundo, apareceu aos seus discípulos, que estavam ausentes, escondidos, com medo, e diz: “Que a paz esteja com vocês! (João 20.19) Presente maravilhoso de Deus. Jesus veio para fazer a paz, para restaurar nosso relacionamento com Deus, para nos fazer viver, nos tornar presentes no mundo e na vida eterna.

         Este é o presente de Deus para um mundo ausente – seu Filho, que não somente fala de paz, mas que faz a paz, que é a paz. Não a paz que vem com o fim das guerras, dos desastres, da morte, mas a paz que, em meio a tudo isso, traz consolo e certeza de que Deus está conosco, que está presente na vida que vivemos agora e que nos prepara para a vida na eternidade.

         Mas este não é o único presente de Deus ao mundo. O Salvador nascido no Natal e ressuscitado na Páscoa continua falando, e diz: “Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. (João 20.21) Ele agora dá sentido às nossas vidas, tornando-nos continuadores da sua obra de fazer a paz. Nossa vida não é mais sem sentido, sem propósito, sem direção. Vivemos para continuar compartilhando o presente que Deus entregou ao mundo no Natal. Vivemos em paz para falar da paz – Jesus Cristo. Vivemos na presença de Deus para compartilhar este presente com o mundo ausente.

         Que ao festejarmos mais um Natal e iniciarmos o novo ano de 2017, vivamos nesta paz. Em meio a qualquer situação – Deus está presente em seu Filho Jesus Cristo. Sempre de novo, ele virá ao nosso encontro, lembrando do dia em que fomos feitos filhos de Deus – “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. A cada culto, ele dirá – “coma e beba, é para você, para o perdão e para a paz”. Ele dirá ao nosso coração – “a paz esteja com você!”

É de Jesus a palavra: Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (João 16.33) E é de Jesus a promessa: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mateus 28.20) Amém, Senhor Jesus.

Feliz Natal e um 2017 cheio de paz e do presente de Deus – Jesus!

 

HINO: Povos, cantai! (HL 37)

Povos, cantai! Nasceu Jesus. Recebe, ó terra, o Rei;

O vosso amor lhe oferecei. Cantai, ó terra e céus,

Cantai, ó terra e céus, cantai, cantai, ó terra e céus!

Rejubilai! Jesus é Rei. Por montes, vales, mar

Louvor a Deus fazei soar. Louvor fazei soar,

Louvor fazei soar, louvor, louvor, fazei soar!

Cesse o temor e cesse o mal! As trevas passem já!

A eterna paz, Deus nos dará. A paz Deus nos dará,

A paz Deus nos dará, a paz, a paz Deus nos dará!

 

ORAÇÃO:

O - Senhor Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, por tua graça celebramos novamente o nascimento de nosso Salvador. Chegamos à tua presença muito alegres por teres cumprido a promessa de enviar o Salvador, trazendo paz a toda a tua criação.

C - Aceita nosso louvor e nosso agradecimento, querido Pai, que amaste o mundo de tal maneira que deste o teu único Filho, para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

O - Senhor Jesus, vieste ao mundo e nasceste como homem para pagar o preço dos nossos pecados na cruz. Agora temos paz com Deus, conosco mesmos e com as demais pessoas. Temos a graça de vermos a tua glória como Filho único do Pai e de ouvirmos a Palavra da vida, que cria em nosso coração a alegria, o conforto e a certeza de que és o nosso Salvador.

C - Aceita nosso louvor e nosso agradecimento, Senhor Jesus, por nos mostrares que a misericórdia e o amor de Deus por nós são muito grandes, pois mesmo estando mortos por causa da nossa desobediência, ele nos traz para a vida que temos em união contigo, ó Cristo. (Efésios 2.4-5)

O - Deus Espírito Santo, que iluminas nosso coração e nos confortas ao meditarmos no milagre do nascimento de Jesus. Enche de paz o nosso coração e nos concede esperança e vida nova em Cristo. Permite que celebremos o Natal confiantes no Emanuel , no Deus-conosco, e usa-nos para continuar a missão de Deus no mundo, compartilhando a sua paz a cada instante da nossa vida.

C - Aceita nosso louvor e nosso agradecimento, Espírito Consolador, pois tu nos ensinas toda a verdade e nos fazes falar a respeito do Menino de Belém, compartilhando a verdadeira paz com todos. (João 16.13; 15.27)

T - Santíssima Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que a paz anunciada no Natal continue presente em nossas vidas a cada dia do novo ano. Que tu continues presente em nossa vida, em tua Palavra e Sacramentos, agora e para sempre.

O - Pedidos e intercessões...

T - Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel. (Lucas 2.29-32)

 

HINO: Feliz Natal! (HL 565)

Estribilho:     Feliz Natal! Feliz Natal! Soa aqui na terra e lá no céu.

                             Jubilai e cantai, e louvores entoai!

                             Feliz Natal! Feliz Natal! Soa aqui na terra e lá no céu.

                                     Cantem todos, todos já, o louvor de Deus,

                                      Pois o Salvador desceu lá dos altos céus.

                                               Brilha em nosso escuro val, tu que és nossa luz;

                                               Traze para os teus fiéis plena paz, Jesus.

                                                        Louvem todos o Senhor, terra, mares, céu!

                                                        Aleluias entoai, pois Jesus nasceu!

Recebido da Vice-Presidência de Ensino

Publicado em 24/12/2016

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados