INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos | Reflexões | A Sobrecarga da Terra

A SOBRECARGA DA TERRA:
TRÊS PERGUNTAS INSTIGANTES

 

Quanto de recursos naturais você gasta?

Qual é a sua pegada?

 

De acordo com a Global Footprint Network, no dia 20 de agosto de 2013 teríamos chegado ao “Dia da Sobrecarga da Terra”. A data marca o dia em que a humanidade teria excedido o orçamento do planeta para o ano e teria começado a operar no vermelho. Pelo resto do ano, teríamos que manter nosso déficit ecológico entrando nos estoques locais de recursos naturais e acumulando dióxido de carbono na atmosfera (www.footprintnetwork.org).

Dependendo do jeito de como se interage com a natureza, os dados da Global Footprint Network poderão até ser relativizados. A entidade admite que a metodologia que utiliza para medir as condições ecológicas do planeta está em constante aperfeiçoamento e que as projeções poderão mudar, porém todos os modelos científicos demonstram um padrão consistente: estaríamos bem além do nosso orçamento, e nossa dívida estaria se multiplicando para com o próprio ambiente onde vivemos.

Nem todos os países estão impactando sua biocapacidade, contudo, todos estariam tendo suas reservas ecológicas reduzidas. Para alguns a situação já teria saído do controle há tempo. Grande exemplo de crescimento econômico, e, para onde foram muitas indústrias e empregos de diversos países do mundo, a China já precisaria hoje de duas Chinas e meia para manter seu suposto “desenvolvimento”. Nessa linha, os Estados Unidos precisariam de dois Estados Unidos, a Itália de quatro e o Japão de nada menos do que sete áreas do seu território. Na média do consumo geral o mundo já estaria precisando de um planeta e meio para se manter. Os dados apresentados pela entidade mostram que estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século. Em meados dos anos de 1970 já teríamos ultrapassado o limiar crítico: o consumo humano passou a ultrapassar o que o planeta é capaz de produzir. De lá para cá, as coisas só pioraram.

Em programação promovida pelo Mestrado de Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste (13/09), visando a construção de parceria internacional com a Universidad Nacional de La Plata (UNLP), o professor Horácio Rodolfo Bozzano, daquela universidade, dialogou com docentes e discentes do programa, numa ótica metodológica da pesquisa-ação sobre experiências de desenvolvimento territorial em confronto. Trata-se do que o docente nomina de construção de “Inteligência territorial”. Segundo ele, não existe a possibilidade de um curso para preparar ou qualificar pessoas individualmente em “Inteligência territorial”. A inteligência só pode ser materializada a partir de uma postura interdisciplinar, construída no diálogo solidário e visa promover as identidades dos lugares.

A proposta pode permitir reflexões oportunas diante dos relatórios levantados pela Global Footprint Network no que concerne aos múltiplos territórios de vida habitados por grupos humanos. Sobre este aspecto poder-se-ia pesquisar, por exemplo, em que estágio se encontra as condições ecológicas da Região Oeste do Paraná. Avaliar, por exemplo, as necessidades reais dos seus habitantes em relação aos recursos que são retirados da região a pretexto de desenvolvê-la. Numa sugestão do professor Bozzano, as discussões para a materialização de uma “inteligência territorial” voltada à região poderiam iniciar suas atividades reflexivas a partir de três perguntas:

- Quem somos?

- O que necessitamos?

- O que queremos?

A despeito dos questionamentos sobre os métodos de pesquisa utilizados pela Global Footprint Network para obter os resultados a que chegou, parece haver evidências preliminares suficientes de que ainda não conseguimos responder adequadamente as três perguntas nestas últimas quatro décadas de déficit ecológico.

Autor: Tarcísio Vanderlinde

Postado em 20/09/2013


Nós acrescentamos um DESAFIO:

Acesse a página da Footprint Network;

Clique em Footprint for You »

Escolha o país: Brazil;

Escolha o idioma: Português;

Responda as questões; e

Obtenha o resultado.

Quanta área de terra é necessária para suportar seu estilo de vida?

Faça o teste para descobrir a sua Pegada Ecológica, descubra suas maiores áreas de consumo de recursos, e aprenda o que você pode fazer para andar mais levemente sobre a terra.

É muito interessante!

Aprecie o resultado, e que isso sirva de alerta para o seu consumo!

Acrescentado em 20/09/2013, às 23:29h

 

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados