INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Uma reforma revolucionária

Uma reforma revolucionária

Cidadão iguaçuense, cristão seguidor da doutrina calvinista, Cláudio Siqueira, brinda leitores e leitoras do jornal A Gazeta do Iguaçu, nas edições das terças-feiras, com artigos na página do "espaço cult". Em 01/11/2016 o artigo teve o título: Uma reforma revolucionária


31 de outubro - Dia da Reforma Protestante

Devido à rivalidade clássica entre a Igreja Católica e as igrejas protestantes, ao estilo torcida de time de futebol, nos países de base católica, o 31 de outubro foi associado ao Dia das Bruxas.

Devido à alienação de certas classes no Brasil, nos últimos anos começou-se aqui a comemorar uma data estadunidense, o Halloween, em homenagem às bruxas, uma clara imposição cultural imperialista ianque.

Alguns puristas querem converter esse dia, o 31 de outubro, no Dia do Saci.

Particularmente creio que se há a necessidade de celebrarmos uma data macabra e obscura, que seja então o "Dia de los Muertos", que de fato é uma comemoração latina com muito mais a ver com nossas tradições sul americanas, aproveitando que aqui no Brasil temos o costume de folgar no dia 2, logo após o dia em que se comemora o Dia de los Muertos, o Dia de Finados.

Mas queremos falar hoje da data que importa, a que teve um fato histórico que mudou a História do mundo, pelo menos a História total do ocidente, a Reforma Protestante.

Em 1517 o então monge agostiniano Martinho Lutero pregou as famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestando contra diversos pontos em que a doutrina católica (romana) se encontrava. Daí se desenvolveram vários movimentos que culminaram na Reforma Protestante, dando origem às diversas tradições reformadas tradicionais e que de onde derivaram os atuais evangélicos [pentecostais].

O importante de celebrarmos esta data é recordarmos que a reforma criou uma tradição revolucionária, que libertou o homem das amarras da teologia clássica e deu a ele liberdade de interpretação e crítica. Por isso é contraditório notarmos hoje tantas denominações e líderes evangélicos adotarem posturas conservadoras. Um legítimo protestante pode ser tradicionalista, mas jamais conservador. A tradição protestante irrompeu um grito de liberdade espiritual que depois se desenvolveu fora da teologia no grito da liberdade social do homem.

Celebremos portanto o Dia da Reforma mais como um fato político histórico que possibilitou o nascimento da modernidade. [???]

A todos amigos protestantes fazemos o apelo para que busquem na História da nossa tradição reformada os princípios da luta pela liberdade e a busca da igualdade que é pregado no evangelho. Que abandonemos os costumes conservadores que contaminaram a igreja e possamos de fato sermos cristãos na ação, ou seja, tendo o pobre, necessitado e oprimido como foco de nossos cuidados.

Aos que querem celebrar os mortos e as bruxas e fantasias, que o celebrem!

Aqui fica a meditação da necessidade de protestarmos contra tudo aquilo que não seja a verdade e lutarmos pela libertação da consciência da humanidade.

"A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!" - Martinho Lutero

Autoria: Cláudio Siqueira

Publicado em 01/11/2016

Postado em 02/11/2016


Observação:

Dar espaço para o artigo acima, não impõe que concordemos em gênero, número e grau, com o autor, mas propiciarmos espaço para que mais pessoas alcancem esse artigo de profundidade ímpar.

Como registra o próprio autor: "... a reforma ... deu ao ser humano a liberdade de interpretação e crítica."

Grande avanço na reaproximação das igrejas foi a visita, em 31/10/2016, do Papa Francisco à Suécia, à Igreja Luterana, onde disse: "... Temos que reconhecer nossos erros e pedir perdão!"

Por isso temos todo o cuidado, em toda e qualquer publicação, para sempre direcionar os textos para o bem e, nunca para a separação, ou o afastamento das pessoas. Nós respeitamos a diversidade religiosa!

 

Com a palavra os internautas:

Bem pode ser que um/uma internauta que tenha lido o jornal, ou tenha acessado o artigo por este sítio, não confesse a fé protestante, a fé católica, ou a fé evangélica (pentecostal), não tenha tido alcance, antes a algum texto que lhe explicasse melhor o que é a Reforma Protestante.

Já publicamos artigo em que é dado ênfase ao significado da Reforma Luterana, em relação à Educação, ou talvez ainda mais ao ensino público. Clique e leia!

Se tens uma informação construtiva, envia-a! Segue meu e-mail.

 

BORKENHAGEN - 33 anos dando espaço a artigos de bom conteúdo. Envia o teu!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados