INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN

Início | Artigos, Manifestos e Reflexões | Artigos | Gott hilf mir! - Deus me ajude!

Gott Hilf mir!

(Deus me ajude!)

Depois da investigação sobre as Missões Jesuíticas no Paraguai, a ética passa a ser o tema, culminando com o poder da, e o respeito à, consciência, trazendo o firme posicionamento de Martinho Lutero, na Dieta de Worms. Assim é o professor Tarcisio Vanderlinde, docente da Unioeste. Obrigado Professor! Nos ufanamos em poder receber seu artigo!


Em reflexões sobre a “arte da vida”, o sociólogo Zygmunt Bauman convoca o leitor a refletir sobre a possibilidade de construir a vida como uma obra de arte, mesmo em meio ao caos da sociedade líquida. Em seu texto, ele observa que o filósofo e historiador Tzvetan Todorov havia feito uma escolha, e com bastante confiança para recomendá-la aos seus leitores.

Na visão de Todorov, a maior satisfação de uma obra de arte bem-sucedida seria aquela capaz de ser extraída de uma vida que atinja a Verdade, a Beleza, a Bondade, o Amor ou pelo menos se aproximasse deles: “uma via que se aproxime das categorias universais consideradas dignas do desejo e do esforço diligente graças não aos seus usos instrumentais, mas à sua própria natureza”.

Contudo, a capacidade de viver a vida como arte, defronta-se com paisagens selvagens sem precedentes. Se de um lado a liberdade de autocriação alcançou níveis surpreendentes, ela também se revela assustadora. No ambiente de barbárie busca-se desesperadamente pontos de orientação. Mas eles parecem não estar disponíveis e nem confiáveis. Fala-se no fim das ideologias, mas elas de fato estão sendo reformuladas para uso privatizado e de membros dominantes da sociedade individualizada e endurecida. Com isso esvaziam-se as energias e desabilitam-se forças que poderiam minar seus alicerces, e com isso turvam-se as possibilidades da sociedade revisitar-se.

Sobre o caráter contemporâneo da ética, Bauman afiança heroicamente que, seguir suas demandas é deixar-se guiar unicamente pelo bem do outro. Observa que, a imediação do contato humano é sustentada pelas expressões imediatas da vida e que não há necessidade de outro amparo. Além disso, a demanda ética pode ser considerada silenciosa por não explicar que forma a preocupação com os outros deveria assumir. E é justamente neste caráter reticente e silencioso que se materializa seu poder.

A ética pode ser um instrumento poderoso para livrar as pessoas do fundamentalismo consumista e escravizante, pois pessoas que ajudam, acabam em muitos casos sendo dispensadas de aparecer nas paisagens pintadas da utopia consumista. E isto pode surpreendentemente deixá-las felizes. Sempre existem escolhas que podem ser feitas.

Bauman não é um escritor que se caracteriza pelo niilismo e pela reflexão fácil. Ele busca nos filósofos da ética uma ponte que ainda pode ser utilizada no tempo presente. A ponte da qual fala, liga duas margens do rio da vida: a do egoísmo ao da preocupação com os outros. A infeliz sociedade individualizada pode descobrir “que cuidar de outras pessoas e ser bom para elas é, em suma, uma parte valiosa, talvez até indispensável, dos cuidados da pessoa consigo mesma”.

Ao discutir o assunto, Bauman lembra de Lutero, durante a Dieta de Worms, onde teve a possibilidade de se retratar sobre suas teses consideradas heréticas para aquele momento, e que segundo versões aceitas por historiadores, foram fixadas na porta da igreja do castelo de Wittenberg no dia 31 de outubro de 1517. Depois de refletir sobre o assunto, Lutero teria se posicionado: Ich kann nicht Anders. Gott hilf mir! [Não posso agir de outro modo. Deus me ajude!]. Resposta ousada que revela as limitações de um homem com temor.

Lutero não considerava seguro nem correto agir contra a sua consciência. Sua irreverência às vezes assustava. Deixou textos polêmicos, alguns comprometedores. Contudo, a escolha em Worms, o deixou em paz com a consciência.

 

Autoria: Tarcisio Vanderlinde

Pesquisas de imagens são nossas

Publicado em 30/10/2015


 

Considerações:

Se você leu o artigo supra, se você apreciou o entendimento de Todorov, se você tem noção do que foi o movimento chamado de Reforma Protestante, se você alcançou a ideia do professor Vanderlinde, poderá entender melhor a audaciosa decisão de Lutero.

Convidamos você a ler a Coluna Mensageiro de 30/10/2015: Importa mais o Natal ou a Páscoa?

Depois de ler a Coluna, analise:

- Para os luteranos, importa mais a data de nascimento de Lutero ou a data de sua enfática, e decidida opção: "Ich kann nicht Anders - Gott hilf mir!" - "Outra coisa não posso - Deus me ajude!"?

E se Lutero não tivesse tomado a firme decisão de não ir contra sua consciência, o que seria das igrejas chamadas protestantes?

Complementado em 30/10/2015

BORKENHAGEN - 32 anos dando espaço a artigos de bom conteúdo. Envie o seu!

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - CEP 85864-400 - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados