Depois da
investigação sobre as Missões Jesuíticas no Paraguai, a ética passa a ser o
tema, culminando com o poder da, e o respeito à, consciência, trazendo o
firme posicionamento de Martinho Lutero, na Dieta de Worms. Assim é o professor Tarcisio Vanderlinde, docente da Unioeste.
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Em reflexões sobre a “arte
da vida”, o sociólogo Zygmunt Bauman convoca o leitor a refletir sobre a
possibilidade de construir a vida como uma obra de arte, mesmo em
meio ao caos da sociedade líquida. Em seu texto, ele observa que o filósofo
e historiador Tzvetan Todorov havia feito uma escolha, e com bastante
confiança para recomendá-la aos seus leitores.
Na
visão de Todorov, a maior satisfação de uma obra de
arte bem-sucedida seria aquela capaz de ser extraída de uma vida que atinja
a Verdade, a Beleza, a Bondade, o Amor ou pelo menos se aproximasse
deles: “uma via que se aproxime das categorias universais consideradas
dignas do desejo e do esforço diligente graças não aos seus usos
instrumentais, mas à sua própria natureza”.
Contudo, a capacidade de viver a vida como arte,
defronta-se com paisagens selvagens sem precedentes. Se de um lado a
liberdade de autocriação alcançou níveis surpreendentes, ela também se
revela assustadora. No ambiente de barbárie busca-se desesperadamente pontos
de orientação. Mas eles parecem não estar disponíveis e nem confiáveis.
Fala-se no fim das ideologias, mas elas de fato estão sendo reformuladas
para uso privatizado e de membros dominantes da sociedade individualizada e
endurecida. Com isso esvaziam-se as energias e desabilitam-se forças que
poderiam minar seus alicerces, e com isso turvam-se as possibilidades da
sociedade revisitar-se.
Sobre o caráter contemporâneo da ética, Bauman
afiança heroicamente que, seguir suas demandas é
deixar-se guiar unicamente pelo bem do outro. Observa que, a
imediação do contato humano é sustentada pelas expressões imediatas da vida
e que não há necessidade de outro amparo. Além disso, a demanda ética pode
ser considerada silenciosa por não explicar que forma a preocupação com os
outros deveria assumir. E é justamente neste caráter reticente e silencioso
que se materializa seu poder.
A ética pode ser um instrumento poderoso para livrar as pessoas do
fundamentalismo consumista e escravizante, pois
pessoas que ajudam, acabam em muitos casos sendo dispensadas de aparecer nas
paisagens pintadas da utopia consumista. E isto pode
surpreendentemente deixá-las felizes. Sempre existem escolhas que podem ser
feitas.
Bauman não é um escritor que se caracteriza pelo niilismo e pela reflexão
fácil. Ele busca nos filósofos da ética uma ponte que ainda pode ser
utilizada no tempo presente. A ponte da qual fala, liga duas margens do rio
da vida: a do egoísmo ao da preocupação com os outros. A infeliz sociedade
individualizada pode descobrir “que cuidar de outras pessoas e ser bom para
elas é, em suma, uma parte valiosa, talvez até indispensável, dos cuidados
da pessoa consigo mesma”.
Ao discutir o assunto, Bauman lembra de Lutero, durante a Dieta de
Worms, onde teve
a possibilidade de se retratar sobre suas teses consideradas heréticas para
aquele momento, e que segundo versões aceitas por historiadores, foram
fixadas na porta da igreja do castelo de Wittenberg no dia 31 de outubro de
1517. Depois de refletir sobre o assunto, Lutero teria se posicionado:
Ich kann nicht Anders. Gott hilf mir!
[Não posso agir de outro modo. Deus me ajude!].
Resposta ousada que revela as limitações de um homem com temor.
Lutero não considerava seguro nem correto agir contra
a sua consciência. Sua irreverência às vezes assustava. Deixou textos
polêmicos, alguns comprometedores. Contudo, a escolha em Worms, o deixou em
paz com a consciência.
Autoria:
Tarcisio Vanderlinde
Pesquisas de imagens são nossas
Publicado em 30/10/2015
Considerações:
Se você leu o artigo supra, se você
apreciou o entendimento de Todorov, se você tem noção do que foi o
movimento chamado de Reforma Protestante, se você alcançou a ideia
do professor Vanderlinde, poderá entender melhor a audaciosa decisão
de Lutero.
Convidamos você a ler a
Coluna Mensageiro de
30/10/2015: Importa mais o Natal ou a Páscoa?
Depois de ler a Coluna, analise:
- Para os luteranos, importa mais a
data de nascimento de Lutero ou a data de sua enfática, e decidida
opção: "Ich kann nicht Anders
- Gott hilf mir!" - "Outra
coisa não posso - Deus me ajude!"?
E se Lutero não tivesse tomado a firme
decisão de não ir contra sua consciência, o que seria das igrejas
chamadas protestantes? |
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Complementado em 30/10/2015
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