INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN
Início | BORKINFO | Fevereiro de 2012

Edição dedicada à um

ANIVERSÁRIO DE 29 ANOS

 

Foz do Iguaçu-PR, Março de 2012

Ano XVI, N° 174 - Circulação dirigida Tiragem 3425 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

O VALOR DE UM BOM VIZINHO

O melhor que podemos fazer para saber o que acontece em nossas casas é manter uma boa relação com os nossos vizinhos. E não apenas com um ou dois deles, mas com todos os que moram próximo às nossas casas e que conseguem visualizar o que acontece lá e nas cercanias.

É claro que não queremos ninguém bisbilhotando o que é nosso. Bem sabemos, também, que os vizinhos não são para isso. Entretanto, pela proximidade que vivem e por circularem nas proximidades, acabam percebendo certas atitudes que muitas vezes nós, de dentro de nossas casas, não percebemos o que está havendo. Há vizinhos que não se aproximam para contar o que está acontecendo, pois não são tão amigos ou por não quererem um envolvimento maior com os fatos.

Mesmo assim devemos procurar ser amigos de todos os vizinhos, não apenas ser conhecidos deles. Isto significa que temos a necessidade de conversar com todos, dar atenção para eles. Pode ser que num destes diálogos venha a informação sobre algo que esteja acontecendo em nossas casas e que não percebemos adequadamente.

A vizinhança é por demais importante em muitos sentidos, não só para contar fatos. Manter uma boa relação de amizade e reciprocidade é bom para se entender bem com aqueles que moram próximo às nossas casas. Talvez não queiramos que eles fiquem a olhar nossas propriedades, entretanto, podem ser importantes elos de segurança e de informação do que acontece e que não percebemos. Assim, não faz mal conversar com eles, por uma boa vizinhança ou para manter as coisas em ordem. - João Frederico Livi

BORKENHAGEN - 29 ANOS ENSINANDO A RESPEITAR

E A CONCORRÊNCIA?

Por incrível que pareça para o entendimento de alguns, a BORKENHAGEN não tem concorrência! Isso mesmo!

Nós entendemos que há um bolo grande a ser dividido entre estruturas contábeis. Algumas organizações atenderão uma ‘cunha’ maior de clientes e outras uma ‘cunha’ menor. Vale muito o bom entendimento com todos da área. Sempre é possível lucrar com isso. Às vezes uma pequena contribuição de um poderá sanar uma fragilidade de outro.

Nos entendemos bem com todos!

BORKENHAGEN - 29 ANOS INCENTIVANDO O BOM RELACIONAMENTO

FORÇA PARA SOPRAR 29 VELAS

A cada ano que passa, o aniversariante precisa ter o pulmão um pouco mais forte, pois caso contrário não conseguirá apagar as velas com um único sopro.

Quando em 02 de abril de 1983, o Sr.Walter Mituru Koguti acreditou que poderia assinar um contrato de prestação de serviços contábeis, com Edvino Borkenhagen, um profissional relativamente jovem na área, talvez nem imaginou a duração da cumplicidade.

Os filhos foram se achegando para aprender algo com o pai. Ao completarem 12 anos foi providenciada a Carteira de Trabalho e iniciaram o aprendizado. A Eunice, iniciou como auxiliar de Escrita Fiscal, ainda lá na Almirante Barroso. Cresceu, cursou Ciências Contábeis e hoje é a Diretora Contábil, respondendo também pelas finanças. A Melissa, iniciou como office-girl, também lá na Almirante Barroso, passou pela Escrita Fiscal e depois foi iniciada pela Janete Aparecida dos Passos, a quem ela substituiu mais tarde, no Departamento Pessoal, hoje sendo nossa Diretora Administrativa, elaboradora de Declarações IRPF, e representante perante a ISO. Cursou Técnico Contábil e Ciências Econômicas. O Adolf foi iniciado, pela Eunice, em escrituração contábil, passando para a sala da informática, onde aprendeu com o Marcel Rodrigues dos Santos a intermediar a colocação de software e hardware, no mercado. Mais tarde aceitou o desafio de tocar, junto com o Martin, uma empresa de informática, a BSI, até retornar para assumir a área de Legalização, onde é o Diretor. Iniciou o nível superior em Ciências da Computação, mas percebeu que não seria o curso adequado para o nosso foco, passando para Administração com ênfase em Análise de Sistemas. O Martin, que, ainda gurizinho, atuou como office-boy, já aqui no Jardim América, viveu experiência assustadora para sua idade quando foi até o Scappini Câmbio trocar uns dólares que um cliente argentino havia deixado para quitar a rescisão de contrato de empregados e, ao sair da agência, lhe tomaram o dinheiro já cambiado, deixando, a muito custo, a bicicleta com a qual se deslocava. Foi iniciado pelo Raul Cardoso Menger na Escrita Fiscal, ao qual substituiu, mais tarde, sendo o Diretor Fiscal Tributário.

Muitos anos depois, a Patricie, ao alcançar 14 anos, com registro na Carteira de Trabalho, ingressou como Menor Aprendiz, sendo efetivada como Webdesign, e hoje responde pelo Atendimento Interno. Mas, tem mais!

BORKENHAGEN - 29 ANOS CONSTRUINDO UM AMANHÃ SEGURO

NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Durante o ano inteiro, a vida toda, você merece ouvir bons sons, vindos de bons instrumentos. Conheça a Cliente Nº 1.

Rua Rui Barbosa, 777- Centro Fone 3572-2810 - O fone do som!

Chocolate estraga os dentes? E outros doces? Não se preocupe! Limpeza e tratamento de alto nível é na Oral Foz.
Av. República Argentina, 2886

Tel. 3025-2222

BORKENHAGEN - 29 ANOS DE ATENÇÃO AO CLIENTE

CEPO FORTE E FIRME

Quando em 1975, Edvino e Maria tiveram a casa de madeira construída pelo pai dele, Otto Borkenhagen, e pelo tio dele, Teodoro Dorfschmitt, foram selecionados cepos, principalmente de angico, para que a casa permanecesse firme por muitos anos. E permanece intacta até hoje!

Assim é a Maria, um cepo forte e firme que se tivesse falhado, poderia desestruturar o empreendimento, mas ao contrário, ela, genitora dos 5 herdeiros, merece o reconhecimento de sempre estar ao lado, ainda que não diretamente, nas decisões, mas opinando pelo bem da Borkenhagen Contabilidade.

Então, 02 de ABRIL é data para se comemorar os 29 anos de atividade contábil.

Agradecemos a todos os clientes!

BORKENHAGEN - 29 ANOS MOSTRANDO: O QUE TEMOS, É BOM!

EQUIPE SEGURA PRODUZ BONS FRUTOS

Todo empreendimento, para ter longa vida, precisa de integrantes confiáveis, dedicados, aplicados na busca de novos conhecimentos, e é assim que insistimos com nossa equipe, dia-a-dia.

A cada manhã, cada membro dispõe de 5 minutos para fazer sua oração, sua reflexão, e depois lhe são disponibilizados 25 minutos para o estudo, para o crescimento profissional.

A ISO 10002 só passou a ser atendida graças à Satisfação dos Clientes, documentada nas Pesquisas de Satisfação. Uma equipe bem formada, pode oferecer segurança, sigilo e qualidade nos serviços que realiza.

Assim, pela ordem de ingresso temos que reconhecer a dedicação da Maria, do Fábio, da Elenice, da Fabiane, do Sandro, da Mariana, da Patricie, do Luiz, do Felipe, do Michael, da Daiane e da Sofia.

Se um país se constrói com homens e livros, uma organização contábil, para vender tempo e conhecimento, deve ter uma equipe que não vista a ‘camisa da firma’, mas que vista ‘sua própria camisa’, pois se cada qual, a cada manhã, ao vestir o uniforme, não sentir os olhos brilhar, não merece integrar a equipe.

BORKENHAGEN - 29 ANOS PROMOVENDO EDUCAÇÃO CONTINUADA

A PÁSCOA SE FAZ COM GALINHA OU COM COELHO?

É comum, nas famílias de origem europeia, na Páscoa, as pessoas receberem ninhos com casquinhas de ovos de galinha, recheados com amendoim açucarado. Mas é comum também crianças, e adultos, ganharem bombons ou ovos de chocolate, isso nos lares de gente de diversas etnias.

De qualquer forma o símbolo explorado nos comerciais é o coelho, sem que haja algum ingrediente vindo dele, exceto a figura. Dizem que ele é o símbolo da fertilidade, da vida nova, o que poderia simbolizar a ressurreição de Jesus, morto na cruz, mas ressuscitado, como relata a Bíblia. Tantos são os simbolismos que a religião cristã utiliza, que hoje é difícil resgatar o verdadeiro sentido da Páscoa que o Cristianismo prega.

Jesus? Bem, Jesus nada tem a ver com galinha, nem com coelho, nem com as chamadas para venda de produtos que melhoram o “caixa” dos fabricantes, dos comerciantes, que agradam os pequenos (iludidos) e engordam os grandes.

A Vida Nova começa com Jesus!

BORKENHAGEN - 29 ANOS RESGATANDO VERDADES

AQUI, SÓ GENTE DE BEM

Por que a BORKENHAGEN prega “FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!”? É porque na BORKENHAGEN, não se pratica vandalismo, não se ensina vandalismo, não se tolera vandalismo. Assim, na cidade que amamos, onde já merecemos MOÇÃO DE APLAUSO, pela Câmara de Vereadores, em reconhecimento às ações de Responsabilidade Social, é justo conclamarmos mais pessoas a que ajudem a tornar essa cidade ainda mais gostosa de se viver. O mínimo que um cidadão ou um ente jurídico pode fazer é demonstrar seu amor pela cidade!

BORKENHAGEN - 29 ANOS PRATICANDO RESPONSABILIDADE SOCIAL

DICAS E TOQUES

AS DOENÇAS GRAVES E O IMPOSTO

A isenção de I.R., no caso de doenças graves, somente é válida para os rendimentos recebidos como aposentadoria, pensão ou reforma, o que inclui a complementação recebida de entidade privada e a pensão alimentícia. Portanto, se você é portador de alguma doença grave, só terá direito à isenção nestas situações. Além disso, a isenção é integral, ou seja, independe do valor do rendimento do portador da doença.

São consideradas doenças graves para fins de Imposto de Renda: Aids, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de Paget em estados avançados (osteíte deformante), doença de Parkinson, esclerose múltipla, espondiloartrose anquilosante, fibrose cística (mucoviscidose), hanseníase, nefrofatia grave, neoplasia maligna (câncer), paralisia irreversível e incapacitante e tuberculose ativa.

A isenção não vale para outros rendimentos, por exemplo um cidadão que contraiu HIV, mas continua ativo, pagará o imposto de renda devido sobre esse rendimento, se houver.

Por uma questão de justiça com os demais cidadãos, o que sofria de uma doença, mas alcançou a cura, deixa de ter a isenção a partir da alta médica. Isso você pode retransmitir para outros. Sim?!

BORKENHAGEN - 29 ANOS INFORMANDO A SEUS SEGUIDORES

AINDA ATÉ 30 DE ABRIL

Quem teve imposto retido em 2011, ou sabe que na Declaração vai ter Imposto de Renda apurado para pagar durante 2012, tem a chance de mostrar que ama sua cidade!
São diversas as entidades que estão à espera do seu depósito. Você não paga nadinha a mais. Basta depositar, a favor do FUNCRIANÇA, até 30 de ABRIL, 3% do valor do imposto devido no ano de 2011, e parcelar o restante (os 97%), se houver. Essa é uma conquista da classe contábil para o município!
A BORKENHAGEN ao lançar a campanha: SE O HOMEM DO FUTURO É HOJE CRIANÇA, ENTÃO APOIE O FUNCRIANÇA!, o fez na certeza de que você ama a cidade que acolhe a você e à sua família! Demonstre isso aos outros!

BORKENHAGEN - 29 ANOS APOIANDO PARA O BEM DAS CRIANÇAS

ABAIXO O CARBONO!

Atualmente as empresas são cobradas não apenas por seus retornos financeiros, mas também por suas responsabilidades socioambientais. Pesquisas sugerem que os consumidores estão prestando cada vez mais atenção ao comportamento das empresas em resposta aos fenômenos ambientais, destacando-se entre eles as mudanças climáticas.

Tal realidade faz com que as empresas que oferecem soluções sustentáveis estejam bem posicionadas para se beneficiarem, enquanto aquelas que ignoram os riscos, jogarão com a possibilidade de serem deixadas para trás à medida que a sociedade responde à forma como as empresas abordam – ou deveriam abordar – as mudanças climáticas.

Dentre as estratégias de sustentabilidade ambiental adotadas, a compensação de carbono através do plantio de árvores ganha um destaque especial à medida que promove a redução da concentração de carbono na atmosfera, causa do aquecimento global, e a restauração de áreas degradadas.

BORKENHAGEN - 29 ANOS PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE

PLANTAMOS AS ÁRVORES

A quantificação das emissões constitui a primeira etapa da compensação, durante a qual se realiza o cálculo das emissões de carbono geradas pelo consumo de eletricidade, utilização de materiais, deslocamento de funcionários, entre outros. Através da adoção de melhores práticas, como redução do consumo de energia, água e combustíveis fósseis, elimina-se o excesso de carbono emitido diariamente. O restante é, então, compensado através do plantio de espécies nativas. Essas árvores, através da fotossíntese, fixarão em seus galhos, folhas, raízes e tronco o carbono emitido para a atmosfera. Além disso, serão responsáveis pela preservação dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade.

Se para a sua empresa é interessante reduzir custos e aumentar a competitividade de sua marca, a compensação de carbono é sempre uma ótima opção. Ao tornar os processos produtivos mais eficientes e climaticamente mais amigáveis, a empresa diminui o consumo de insumos, combustíveis, materiais e demais recursos. Consequentemente, reduz custos, agrega valor ao negócio e fideliza os atuais e futuros clientes.

A Borkenhagen Contabilidadefez a sua parte e aderiu ao Recompense®, Programa de Redução e Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa, e tornou todas as edições do BORKINFO® do ano de 2012 “Neutras em Carbono”.

Todas as pessoas são responsáveis pela preservação do planeta. Assumir ou não tal responsabilidade é, hoje, uma questão de escolha. Faça já a sua!

BORKENHAGEN - 29 ANOS APOIANDO A VIDA NO PLANETA

O VERDE CONTINUA

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Claro! O impacto foi tão positivo entre leitores, que a Edição Verde, tem BIS.

O assunto do Selo Recompense® ainda não esgotou. Escreva-nos, diga-nos como você recebeu a mudança do BORKINFO®, e o que lhe representa nosso investimento na preservação do meio ambiente. Você faria o mesmo?

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie! Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

30/03 - Viver junto, mas declarar separado?

23/03 - Você jejua durante a Quaresma?

16/03 - Te reconheceram no dia de ontem?

09/03 - A MULHER que se preza, vale ouro

02/03 - Qual é a missão da mulher cristã?

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Patricie Rebeca Borkenhagen

Até a Edição 175, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

ESTE BORKINFO REPRISA O VERDE!

Contamos pro mundo que, através da Palmares, plantamos árvores nativas.

Avenida Doutor Damião, 80 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados