INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN
Início | BORKINFO |Outubro de 2013

Edição dedicada ao

OUTUBRO ROSA

Foz do Iguaçu-PR, Outubro de 2013

Ano XVIII, N° 189 - Circulação dirigida Tiragem 3419 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

FAÇA UMA AÇÃO PELA VIDA!

Pessoas que não convivem com um familiar, um parente, ou um amigo com câncer, notadamente com câncer de mama, podem não saber avaliar o sofrimento da pessoa acometida de câncer e o sofrimento dos entes queridos à sua volta.

Há muitos versículos bíblicos que poderiam ser utilizados para esse período em que a campanha contra o câncer de mama está em alta, mas nem todos soariam apropriadamente, para algumas pessoas.

Exemplos: Perdoem como Deus vos perdoou. Que a paz de Cristo seja o juiz em vosso coração. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos. Amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Quando no início de Outubro refizemos o chamamento à doação de sangue, pela campanha “Dou meu sangue para que tu vivas!”, alguns que poderiam ter doado sangue cruzaram os braços: “Não é parente meu, então porque vou me preocupar?!” Um dia quem poderia ter doado, mas se negou, poderá precisar de sangue, e poderá faltar no estoque, e daí?

Voltando ao combate ao câncer de mama, adquire tua camiseta e promove recursos para a aquisição do mamóvel, para atender o povo da área da 9ª Regional de Saúde. Muita gente conta contigo!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

     OUTUBRO ROSA                                              FUNCRIANÇA CONVENCE      

Outubro: ”É melhor apalpar do que cortar!” Sim, o mote da adesão da BORKENHAGEN à campanha de prevenção contra o câncer de mama, em 2013, tem o intuito de alertar as mulheres a se apalparem, se tocarem, para perceber a possível existência de nódulos nos seios, antes que seja tarde e o câncer se alastre e lhe tenha que ser tirado um seio, ou que a morte tire a mulher do meio de sua família.

A ciência já avançou bastante, mas cresce o número de casos, mais em países ricos, e no Brasil, em regiões onde o povo tem maior poder aquisitivo. Preste atenção!

Ainda há muita retração por parte de dirigentes de pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real a deixar 1% do imposto de renda devido na cidade, assim como de pessoas físicas que apresentam a Declaração pelo Modelo Completo, que relutam em deixar em sua cidade, 6% do imposto de renda devido.

O Programa Família Paranaense, na modalidade AFAI - Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por Medidas Socioeducativas, poderá fortalecer o vínculo social entre familiares e os adolescentes. A BORKENHAGEN através da campanha “CRIANÇA HOJE, HOMEM AMANHÃ. APOIE O FUNCRIANÇA!”, tenciona motivar as pessoas que pagam imposto de renda a que mostrem amor à sua cidade.
Governo do Estado destinou recursos ao FIA. Resta fazermos nossa parte!

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Para quem vem a Foz do Iguaçu, e quer um hotel completo, na entrada da cidade, “Amigo da Natureza”, vai se deslumbrar com o que o Recanto Park Hotel oferece.

Ligue 45 2102-3033.
http://www.recantoparkhotel.com.br.

O que procuram alguns na Bíblia? Conveniências! E num posto de combustíveis o que muitos procuram? Conveniências!


Junto ao Posto Morenitas, no Porto Meira, você tem a NICK, com itens para aquele momento específico! Sirva-se!

No Chicão, Morumbi, ou São Francisco, à Av.Mario Filho, 1738, quando a saúde exige mais cuidados, você encontra os medicamentos com a cortesia sem igual.

Experimente e compare!
Fone 3029-1336

Farmácia Panoni

PREÇO NOS PRODUTOS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou que uma loja de roupa masculina não mais exponha produtos sem conter o respectivo preço. Ela até apresentava, mas em letras menores dificultando o consumidor conhecer o real valor a ser cobrado, inclusive colocava preços sem os centavos.

A multa imposta foi de R$ 1 mil por dia de não atendimento, limitado a R$ 100 mil.

A determinação vale tanto para produtos expostos na vitrine quanto para produtos no interior da loja.

O Tribunal arrematou: “quanto às condições gerais das ofertas anunciadas, caracteriza clara violação ao princípio da informação e transparência, amparado pela legislação consumeirista.”

Atue de tal forma que a Justiça nem precise ver que o seu estabelecimento existe!

CIDADE SEM LEI

Seria Foz do Iguaçu uma “cidade sem lei”? Alguém diria: Por que sem lei, se temos Prefeito, Vereadores, Juízes, Polícias? Parece ridículo, mas para que ter lei, se a autoridade não tem força para fazer com que seja cumprida?

Outro dia, observando o canteiro central da Av.J K, próximo ao T.T.U., alguém observou: “Parece que não tem lei, não tem fiscal, não tem polícia!” Olha só a grama toda pisoteada pelos ambulantes!

Na verdade se os cidadãos que amam sua cidade não derem apoio aos fiscais, à polícia, o que é certo pode acabar não acontecendo. A campanha da BORKENHAGEN “FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!” propõe que todo ato de vandalismo, deve ser comunicado ao 1532 ou 190. O que o vândalo danifica, pessoas de bem é que pagam.

DICAS E TOQUES

BATER CARTÃO “DE FAVOR”

Um comportamento errado a que se prestam colegas de trabalho, no intuito de ‘ajudar’ o colega que se porta irregularmente, é causa de dor de cabeça.

Num hospital uma enfermeira batia o cartão de colega; as imagens da câmara instalada próximo ao “ponto” foram a prova para demissão por justa causa, dela e da colega beneficiada.

O juízo local deu ganho à empregadora, no regional a demitida queria reverter para demissão indireta, mas no TST o entendimento clareou: É ato de improbidade conforme Art.482, da CLT.

"Improbidade é desvio de conduta, um ato desonesto, não comporta graus", disse o ministro Aloysio Corrêa da Veiga. A justa causa foi mantida.

Essa troca de favores, e seu desdobramento serve de lição para muita gente.

PAI E FILHO BRIGAM POR ÁGUA

Em Santa Catarina pai e filho vivem em discórdia após ter sido perfurado poço artesiano em terra cedida pelo pai, mas que filho prova pagamento do custo, com recursos da comunidade. Agora o filho nega a água para o pai e outras famílias de irmãos. Pela documentação apresentada o Tribunal de Justiça foi favorável ao filho.

Para a Justiça valem documentos!

MATERNIDADE 2014

Exatamente isso! A Maternidade, a partir de 01/01/2014 terá novo tratamento.

Temos que divulgar isso já agora em 2013, o Ano da Contabilidade, no Brasil, porque muitos terão que adaptar-se às novidades trazidas pela Lei 12.873/2013.

A partir de 01/01/2014:

a) passa a ser devido o salário-maternidade, pelo período de 120 dias, ao segurado da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança.

b) a adoção ou guarda judicial conjunta ensejará a concessão de licença-maternidade a apenas um dos adotantes ou guardiães empregado ou empregada.

E a partir de 23/01/2014:

a) no caso de falecimento da segurada ou segurado, inclusive o adotante, que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono.

b) a percepção do salário-maternidade, inclusive no caso do falecimento de um dos segurados que fizer jus ao salário-maternidade, está condicionada ao afastamento do trabalho ou da atividade desempenhada, sob pena de suspensão do benefício.

c) em caso de morte da genitora, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante a que teria direito a mãe, exceto no caso de falecimento do filho ou de seu abandono.

Outras alterações nossos clientes receberão diretamente do Departamento Pessoal.

Para sua segurança, consulte sempre um Contador! Nosso fone é: 45-3028-6464 - o fone da Contabilidade.

FIADOR LÊ CONTRATO?

Muito comum quando alguém é ‘convidado’ a ser fiador de outrem, em contrato bancário, que ele não leia o contrato. Pensa, via de regra, que ao final do contrato seu compromisso se finda automaticamente.
O Art.51 do Código de Defesa do Consumidor não é violado, conforme sentença do STJ, nos casos de contato de longa duração, se houver cláusula de prorrogação automática ao final do primeiro período contratado.
Um casal aceitou ser fiador de um contrato em que havia cláusula de prorrogações sucessivas se das partes não houvesse manifestação contrária.
Os ministros consideraram que, havendo expressa e clara previsão contratual da manutenção da fiança, em caso de prorrogação do contrato principal, o pacto acessório também seria prorrogado automaticamente, seguindo o principal.
O ministro disse que o fiador poderia se exonerar dessa condição, no período da prorrogação do contrato, ao promover a notificação resilitória, em conformidade com o artigo 835 do Código Civil de 2002.

ACIDENTE DE TRABALHO

Você sabe quando um acidente deve ser considerado, como do trabalho?

Trazemos algo do estudo de Hugo Veloso em JusBrasil.

Observe a definição legal: “Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço do empregador ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do artigo 11 da Lei 8.213/91, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Também podem ser:

- A doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.

- A doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

A lei prevê 3 modalidades: Acidente típico, doenças ocupacionais e acidentes por equiparação, no caso de não acontecerem exatamente no local do trabalho.

Russomano o define como: “O acidente de trabalho, é um acontecimento em geral súbito, violento e fortuito, vinculado ao serviço prestado a outrem pela vítima que lhe determina lesão corporal”.

Um acidente de trabalho pode contribuir diretamente para o óbito do segurado.

Então, é bom para todos, tomar um pouco mais de atenção para que não haja motivo de sua ocorrência.

Acidente evitado - vida preservada!

DOENÇAS DO TRABALHO

Como é importante saber o que caracteriza um acidente de trabalho, também temos que ter bem claro o que são as doenças decorrentes do trabalho.

Cláudia Pereira define que as doenças ocupacionais “resultam da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, ou mesmo do uso inadequado dos novos recursos tecnológicos, como os da informática”. Há as doenças profissionais e as do trabalho. Brandão define que doença decorre de um processo que tem certa duração, embora desencadeie num momento certo, gerando a impossibilidade do exercício das atividades pelo empregado, enquanto que o acidente é súbito. Observa que o acidente pode ser provocado, intencionalmente, ao passo que a doença não, ainda que seja possível a simulação pelo empregado.

Até Junho/2013, segundo o Ministério da Previdência Social, foram concedidos 446,0 mil benefícios, no valor total de R$ 437,1 milhões. Agora você entende por que a carga tributária é difícil de ser reduzida? Os sãos trabalham para ajudar a pagar os dias parados dos acidentados e dos acometidos de doença do trabalho.

A prevenção ainda é uma forte aliada da economia de recursos.

O BORKINFO®, no Ano XVIII, sempre com boa informação. Evite o acidente de trabalho!

JÁ PENSOU NO TÚMULO?

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Todos temos um tempo de validade aqui na Terra, por isso temos que viver a vida de forma digna, zelosos pela saúde física, mental e espiritual, para alcançar o descanso eterno, apregoado pela maioria das religiões. Como será o seu túmulo? Ainda não lhe interessa? Que bom! Então não faça aos outros o que não quer que lhe façam! Viva a vida!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

 

25/10 - Dia da Democracia

18/10 - Entender um sinal ou não ter sinal

11/10 - As normas ISO para a bicicleta

04/10 - É melhor apalpar, do que cortar !!!

 

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou

Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Adolf Samuel Borkenhagen

Até a Edição 190, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

ESTA é a 2ª EDIÇÃO do Ano XVIII do BORKINFO!

Faça seu comentário a respeito de algum assunto e repasse aos amigos!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados