INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO     |     FAMÍLIA BORKENHAGEN
Início | BORKINFO |Agosto de 2013

Edição dedicada à

PÁTRIA LIVRE, BRASIL!

Foz do Iguaçu-PR, Agosto de 2013

Ano XVII, N° 187 - Circulação dirigida Tiragem 3472 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

PÁTRIA LIVRE, BRASIL !!!

A imprensa é pródiga em nos trazer notícias de fatos, de ações, que causam revolta retratando atitudes de pessoas eleitas, de governantes, e quando não de pessoas que julgam.

É bem verdade que as pessoas eleitas emanam do povo, pois pelo povo a ser por elas governado é que são eleitas.

Vivendo na democracia, temos o direito de escolher quem nos vá governar.

É utopia falar em “vota quem quer”. Os que se dizem ‘esclarecidos’ ou ‘formadores de opinião’, antes de se expressarem, primeiro reflitam sobre o que sua opinião traz de bom.

Se as pessoas que se dizem ‘de bem’, por levar a vida sem problemas com a polícia, sem problemas com o fisco, sem problemas políticos, sem problemas com o dinheiro, refletirem que ao se omitirem de votar, as pessoas que têm problemas com a polícia, que têm problemas com o fisco, que têm problemas com a política (ficha suja), que têm problemas com o dinheiro, é que escolherão os seus representantes e, depois não há o que resmungar.

É necessário que os cidadãos que querem ver a pátria livre, não sejam arruaceiros, não sejam depredadores de bens públicos, não sejam dados ao crime, mas que através de suas ações, mostrem amor pátrio, mostrem respeito ao próximo, mostrem respeito pela autoridade constituída!

Já, já chegaremos à Semana da Pátria, oportunidade em que os bons brasileiros terão a oportunidade de mostrar, para quem possa ver, o quanto amam o Brasil e o quanto fazem de bom pelo Brasil, enquanto que outros procurarão tirar o brilho da data, avacalhando os desfiles, distribuindo material nefasto, material que denigre a imagem de pessoas públicas. Não é este o momento, nem o local, nem a forma apropriada para tal.

Se está insatisfeito com algo irregular, procure a JUSTIÇA! Tem certeza de seu reclame, mostre evidências!

Semana da Pátria - Pátria livre, Brasil!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

SÓ HOJE NÃO FUME!                                         CAPTAR PARA CRIANÇAS                  

O dia 29 de Agosto foi definido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

A BORKENHAGEN, durante 1 ano a fio lembrou seus contatos, visitantes da página, ou não, de que sempre no dia 29, não fumassem, ou, não sendo fumantes, incentivassem fumantes a se conterem, a se respeitarem, não fumando naquele 1 dia.

Por certo já poderá ser Setembro quando acessares este boletim, mas é muito importante que nos ajudes a convencer pessoas a que deixem de fumar.

A Primavera está por chegar, trazendo novo ar, nova vida, novas esperanças, e não seria justo os fumantes poluírem o novo ar, poluírem seu ambiente de trabalho, poluírem sua casa, poluírem seus pulmões.

Ajude 1 fumante!

O prazo para recadastramento dos Fundos Municipais e Estaduais é 31 de agosto.

Os fundos não recadastrados não entrarão na relação da Secretaria da Receita Federal do Brasil que indicará as entidades que poderão captar, no ano que vem, destinações de contribuintes com imposto a pagar, segundo os percentuais permitidos por lei.

No CRC-PR, em Curitiba, houve reunião em que foi manifestada a preocupação porque houve um baixo índice de recadastramento.

Os fundos gerenciam a distribuição dos recursos entre os projetos previamente aprovados, a partir do repasse feito pela Receita Federal e orçamento indicado pelas entidades no cadastramento, disse o coordenador do Programa do Voluntariado da Classe Contábil no Paraná, Maurício Gilberto Cândido.

As entidades não habilitadas não receberão recursos.

A campanha da BORKENHAGEN, tem o fito de incentivar pessoas físicas e jurídicas a destinarem recursos ao FUNCRIANÇA, mas ao mesmo tempo, se o Fundo Municipal não se recadastrar, os recursos poderão ir para o Fundo Estadual, beneficiando outras cidades.
CRIANÇA HOJE, HOMEM AMANHÃ. APOIE O FUNCRIANÇA!”, é a campanha que você pode assumir.

Quando houver novidade da Receita Federal, nós divulgaremos!

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Se a busca é por um sorriso bonito em seu rosto, então a POP SORRISO entra em cena.


Faça uma visita, solicite orçamento, veja alternativas.
Fone
3027-2727

Quem utiliza fotocopiadora sabe que a manutenção é peça-chave. Por isso a locação de equipamentos é confortável.

 

Se ainda não tem, aceita consultar novas opções, ligue Fone: 9914-9985

Ao fazer as compras no Super Muffato da República, lembre de anotar os números do seu sonho, faça suas apostas, pois sorte é para quem acredita!

LOTERICA VITÓRIA.
Ligue 45 3578-3506

RESSEGUROS                                                UMA “LUZ” PARA SALÕES

Pelo título parece que seja efetuar um seguro sobre outro, tal como: reafirmar signifique afirmar de novo, reforçar uma afirmação. E é isso mesmo.

Quando uma seguradora não se sente em condições de honrar um seguro, ela contrata outra para assumir junto, as obrigações assumidas perante o contratante do seguro.
A SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, através da Circular 174, definiu os procedimentos, a partir de JAN/2014, para registro contábil dos prêmios de resseguro das sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e resseguradores locais.

Salões de beleza, por vezes, oferecem espaço para profissionais atuar, com clientes próprios e ferramental próprio, sem vínculo laboral. Projeto tramita na Câmara de Deputados criando o “salão-parceiro” e o “profissional-parceiro”. Isso poderá dar condições de trabalho a muito mais profissionais que deixarão de atuar na clandestinidade. Ficaremos atentos!

UM "CONSELHO" FISCAL

Quando balanços são publicados na imprensa, para alguns pode significar mera obrigação legal, para outros é uma forma de tornar públicas informações às partes interessadas, ainda para outros é a finalização de um trabalho, de um período de dedicação, seja como profissional contábil, seja como auditor, seja como integrante do conselho fiscal.

É uma pena em algumas entidades do 3º Setor, quando nomes são buscados para compor uma chapa para a eleição, e alguém sondado, se manifesta com pouco interesse, daí se ouvir: Mas então faça parte do Conselho Fiscal! O que? Fazer parte do Conselho Fiscal é menos importante do que assumir um cargo de diretoria?

Afinal o que faz o Conselho Fiscal?

Pois é! Isso ainda precisa ser esclarecido para muitos que pensam em assumir um cargo de direção.

Uma das atribuições do Conselho é verificar se a documentação que é levada para contabilização, efetivamente dá suporte às ações da diretoria, verificar se são documentos legalmente aceitos, verificar se os gastos seguem o planejamento aprovado em assembleia, enfim, verificar se os gastos estão ocorrendo dentro da legalidade e se os investimentos estão ocorrendo de acordo com as expectativas.

Então, quando você vir um balanço publicado em jornal atente para os nomes que constam ao final dos relatórios!

Pelo escopo da certificação ISO 9001, a BORKENHAGEN se propõe a pesquisar junto aos interessados a constituir uma sociedade seja ela empresária ou simples, de capital ou de pessoas, se os integrantes estão de fato preparados para a atividade desta sociedade.

Para sua segurança, consulte sempre um Contador! Nosso fone é: 45-3028-6464 - o fone da Contabilidade.

PONTOS PARA A COPA

Poderia alguém pensar que estamos marcando pontos para a realização da Copa Fifa 2014, mas de fato estamos instalando mais pontos de ônibus na cidade, com vistas à Copa.

Na verdade a conquista é da administração anterior, a qual segue com aumento no investimento, na atual.

Se vimos a depredação ocorrida em outra época, se vimos a colagem de cartazes de propaganda, se vimos gente riscando os bens instalados e ficamos de braços cruzados, é capaz de o Município ter de buscar verba para a reforma dos equipamentos antes que a Copa se inicie.

A campanha da BORKENHAGEN é: “FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!

Todo dano ao patrimônio público é pago com o dinheiro do povo.

Se você vir alguém praticando um ato de vandalismo, ligue 1532 ou 190!

DICAS E TOQUES

DERRUBAR MATA NATIVA É CRIME

Em Santa Catarina, um proprietário de terras derrubou 4 hectares, totalizando 462 árvores derrubadas à motosserra, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Não tendo, no prazo de 2 anos, reflorestado a área, foi condenado à detenção por 5 meses, com o compromisso de apresentar projeto de reflorestar toda a área.

Não brinque com o Meio Ambiente!

Não brinque com a Justiça!

 

CUIDE AO COMPRAR IMÓVEL OCUPADO

No Rio de Janeiro um cidadão comprou, da CEF, um imóvel ocupado por terceiros.

O comprador propôs ação de imissão de posse, que foi negada. O juiz de primeiro grau aceitou a tese de usucapião em defesa dos ocupantes, que residiam no imóvel desde 2002.

A Caixa Econômica deverá devolver as parcelas e as taxas pagas, além de indenização de R$ 5 mil por danos morais.

Para o juiz, perder o imóvel antes mesmo de poder dele fazer uso, não estava implícito no contrato, e definiu que: “A compra de imóvel próprio é momento crucial na vida das pessoas, e envolve montante que, mal aplicado, induz consequências permanentes. O abalo sofrido ultrapassou o mero dissabor e restou caracterizado o dano moral.”

Negocie com + razão e - emoção!

COMO SE LAVA DINHEIRO?

Pergunte a alguém que tenha sido incriminado por lavagem de dinheiro.

A classe contábil é que não vai mais ficar refém de criminosos que, ao serem surpreendidos pela autoridade policial, procuram esquivar-se e alegar que “O Contador é o culpado!”, ou a imprensa publicar que “Tal cidadão, ou seu grupelho, foi alcançado pela polícia, e encontraram documentos fraudulentos com o Contador”, como se o profissional contábil fosse o criador de tais documentos (pode até ter profissional que se preste a esse desserviço) mas não é essa a prática, não é essa a ciência contábil.

Lavagem de dinheiro, não é novidade ou “modismo” criado no Brasil, ou seja, trata-se de tema que há anos está inserido no contexto da realidade e do dia a dia dos profissionais e organizações, também no Brasil.

O CFC ao editar a Resolução nº 1.445 CFC/2013, atende a Lei nº 12.683/12 que modificou de forma relevante a Lei nº 9.613/98, que inseriu os profissionais e organizações contábeis no rol daqueles que devem prestar informações sobre operações suspeitas de crimes de lavagem de dinheiro e de outros ilícitos previstos na referida lei.

Ou o cliente anda na linha (atua corretamente) ou deve ser convidado a ir para a concorrência, senão para a “polícia”. É uma responsabilidade imposta e isso importa em “deixar a casa arrumada, sempre”!

Diga NÃO à conivência!

COMO TRATAR O ILÍCITO?

Um  dos aspectos mais importantes da Resolução 1.445-CFC é a proteção aos profissionais e organizações contábeis, no sentido de “conhecerem quem são os seus clientes” e não serem utilizados por criminosos em atividades ilícitas.

Por outro lado, o profissional que não atendê-la poderá ser equiparado ao criminoso na aplicação das penalidades previstas na própria lei. Portanto, a política de prevenção e o cadastro de clientes visam atingir esse objetivo.

Fique claro que a Resolução CFC nº 1.445/2013 conseguiu transformar a Lei nº 12.683/2012 num instrumento de valorização profissional, onde a classe se afasta do mau cliente e cria uma nova cultura de valores e conduta profissional pautados na legalidade. Neste momento em que a sociedade vai às ruas para pedir por mais ética e transparência, a Resolução veio ratificar que o profissional da contabilidade não irá contribuir para a realização de crimes como o de lavagem de dinheiro.

Não cabe ao profissional ou organização contábil investigar as operações realizadas por seus clientes, mas tão somente comunicar ao COAF as operações que se enquadram nos artigos 9º e 10º da Resolução CFC no 1.445/2013 (Na próxima edição).

Contador não é dedo-duro!

TERRORISMO, NÃO!

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Para o presidente do COAF, Antônio Gustavo Rodrigues, a aprovação da Resolução 1.445-CFC constitui importante passo de inserção dos profissionais, no caso contadores, e organizações contábeis, na convergência de ações regulatórias que previnam os setores obrigados dos riscos da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

 

30/08 - A publicar

23/08 - Ser idoso é viver a "melhor idade"?

16/08 - Tenho medo de contratar gente!

09/08 - Seguir os passos do meu pai? Eu?

02/08 - Crianças esperam pelos 6% do IRPF

 

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou

Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Adolf Samuel Borkenhagen

Até a Edição 188, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

A 'LAVANDERIA BRASIL' TERÁ PREJUÍZO!

A classe contábil tem a obrigação de ajudar zelar contra crimes de lavagem de dinheiro!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados