INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO    |   FAMÍLIA BORKENHAGEN 
Início | BORKINFO |Junho de 2014

Edição dedicada à

NOSSAS VITÓRIAS E A COPA

Foz do Iguaçu-PR, Junho de 2014

Ano XVIII, N° 194 - Circulação dirigida Tiragem 3428 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

PODES SER UM MENSAGEIRO?

Mensageiro é alguém que transmite, ou leva uma mensagem.

Num hotel o trabalho do ‘mensageiro’, não é apenas levar uma mensagem, mas apresentar o apartamento aos hóspedes, auxiliar no encaminhamento das malas para o apartamento, bem como na coleta das malas do apartamento até a Recepção, quando da saída dos hóspedes.

Numa unidade militar o papel do ‘mensageiro’ é anunciar, avisar, alertar.

Fidípides, um corredor grego, conforme registros, foi o ‘mensageiro’ mais famoso, por ter percorrido 36,2km, em 490 A.C., de Maratona a Atenas para avisar os atenienses que o exército persa se aproximava. (Figura da Internet)

Mais tarde, Ciro o Grande, rei persa, de 599 a 530 A.C., melhorou o sistema de comunicações, da época, instituindo postos, ou estações em que ficava um oficial, cavalos e pessoal para tomar conta deles. Os postos distavam entre si tanto quanto um cavalo podia percorrer num dia. Chegando um mensageiro numa estação, o oficial recebia as cartas e as encaminhava para o próximo mensageiro montado num cavalo descansado, para que as levasse até o próximo posto.

Também se sabe das comunicações na China, do tempo de Khan, dividida em estradas que levavam a todas as províncias, e em Portugal onde se pode conhecer a origem dos “correios reais”.

Jesus também, para levar as “cartas”, a “mensagem”, o “evangelho”, preparou os seus mensageiros, os apóstolos. A igreja cristã, no dia 29 de junho, lembra de Pedro e Paulo, exemplos de ‘mensageiros’, incumbidos de levar a mensagem e autorizados a falar, a representar seu Guia, ou até mesmo de tomar decisões em nome daquele que os enviava.

Se o teu proceder pode servir de orientação, de consolo, de solidariedade para quem convive contigo, quem te vê, quem te ouve, esse gesto, essa mensagem, pode merecer recompensa, não negociada, mas reconhecida.

FOZ DO IGUAÇU - NOSSA MENSAGEM QUER DIGNIFICAR TEU CENTENÁRIO!

ANO DE VITÓRIAS!

Graças ao crédito que desfrutamos junto aos nossos clientes, graças à dedicação dos membros de nossa equipe, graças à governança adotada e implementada, e graças ao investimento no capital intelectual, a BORKENHAGEN conquistou o que nenhuma outra organização contábil, de todo o Brasil, alcançou até esta edição: o Prêmio MPE Brasil de Competitividade.

Aprecie esta equipe vencedora! Você pode fazer parte ou ser cliente, dela!

FOZ DO IGUAÇU - A BORKENHAGEN TE PRESENTEIA PELOS 100 ANOS!

QUEM SERÁ CAMPEÃO?

Dentre as 32 seleções mundiais de futebol, apenas uma será campeã.

Poderá ser uma das tidas como favoritas, ou poderá ser uma surpresa. Aliás a imprensa internacional tem registrado reconhecimento de que a Copa do Mundo no Brasil supera as expectativas. Com tanto carinho acolhemos seleções dos 5 continentes. Com tanto rigor foram atendidas as condições para os investimentos em estádios e infraestrutura de locomoção, bem como as condições de segurança.

O Brasil é terra que já acolheu imigrantes dos mais longínquos rincões, e todos são respeitados. A vergonha são os aliciadores de ‘massas de manobra’ que tentam macular o sentimento pátrio da maioria dos brasileiros. As badernas e os encapuzados e seus mantenedores não serão os campeões.

O Brasil será o campeão, independente do resultado da Copa!

FOZ DO IGUAÇU - A SELEÇÃO SUL-COREANA REGISTROU: NÓS IGUAÇU!

A GLÓRIA DE FOZ

Foram 10 anos de insistência,

            10 anos de dedicação,

              10 anos de ajustes na gestão,

                 10 anos acreditando na seriedade do Prêmio MPE Brasil de Empreendedorismo.

Quando em 2004, no Paraná foi lançado o Prêmio Sucesso Empresarial, a BORKENHAGEN, já chegou na condição de “Finalista”.

Desde lá incentivamos clientes, empreendedores de todos os setores, as demais organizações contábeis, damos testemunho, a convite do SEBRAE, em diversas cidades do Paraná, vencemos em 3 edições estaduais, participamos de 5 seminários de Reconhecimento em Brasília, e o ano de 2014 foi a glória de Foz do Iguaçu levada ao podium na capital federal.

A BORKENHAGEN fez a sua parte. Agora cabe a você prosseguir!

Viva Foz do Iguaçu!

As páginas na Internet revelam que ninguém, do ramo contábil, no Brasil, até hoje, investe tanto no capital intelectual quanto a BORKENHAGEN, dentre as Micro e Pequenas Empresas !!! Para provar o contrário precisa mostrar ao juri do Premio MPE Brasil.

FOZ DO IGUAÇU - A BORKENHAGEN, NO PÓDIO, EM BRASILIA, TE DEU A GLÓRIA DA VITÓRIA

45 3028-6464 - o Fone da Contabilidade.

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Encontrar pessoas de destaque, pessoas não comuns, que são divas, anunciantes não comuns, que são exigentes, o lugar certo é a Revista DIVA.

Contate pelo 3027-2551.

Acesse www.divamag.com.br

Para quem gosta e precisa de som profissional, o lugar certo é a Zaisound.

Na JK, 289, logo abaixo do Fouad Center, você encontra o “Dr.Zaqueu” para resolver o seu som. Ligue 3027-5884

Lavar roupa no inverno? Deixa isso para a Lavanderia Bonança!

Ela recolhe, lava, passa e entrega, com muito zelo.
As referências dela são ótimas. Confira!
Ligue 3523-1337.

 

 Rua Ignacio Sotto Maior, 795 - Vl.Yolanda

XINGOU. INDENIZOU!

Ambiente de trabalho é para produzir serviço, satisfação e renda. As normas para o desempenho de cada tarefa devem ser claras, serem de conhecimento dos empregados, inclusive eventuais sanções pelo descumprimento, devem estar previstas.

Se um empregado não interpreta de acordo o que lhe é dado como tarefa, pode necessitar de maior orientação. Se ainda assim não assimila, é prudente liberá-lo tão logo seja possível, para não contagiar outros empregados.

No Rio de Janeiro, numa transportadora de pessoas, a serviço de um empreendimento de terraplanagem, o gerente, segundo testemunhas, usava de termos pesados ao chamar a atenção de empregados. Um motorista ingressou com ação no TRT requerendo indenização por danos morais, por ser humilhado diariamente pelo seu superior, o que foi confirmado por colegas de trabalho.

A autoridade julgadora entendeu que a empregadora foi negligente diante da conduta do gerente com o autor da ação e também com outros empregados.

Humilhar empregado, chamando-o de “burro”, não o tornará melhor, mas lhe dará forças para reclamar por uma indenização. No caso abordado foi de R$ 10 Mil, pois a juíza interpretou que “xingamento no trabalho, afeta o estado psicológico do empregado, que passa a colocar em dúvida sua competência para o trabalho. Há um abalo da autoestima".

Orientar? Sim! Alertar? Sim! Advertir? Sim! Xingar? Não! Demitir? Sim!

As leis existem tanto para empregados quanto para empregadores. Limitar-se a o que é permitido, é aconselhável.

DICAS E TOQUES

FOI DEMITIDO? COMO TRATAR ISSO?

Ninguém é eterno em emprego algum. A demissão pode ocorrer por motivos os mais diversos, como por exemplo a postura inadequada, a falta de atualização para as tarefas que deveria desenvolver, a queda na produção, o volume de erros nos serviços apresentados, a queda nas vendas, mudança no quadro societário ou na atividade a desenvolver, fazendo sobrar pessoas com qualificações boas, mas não aptas para o novo segmento, ou até porque é de praxe a “renovação” do quadro laboral, periodicamente.

Como o demitido deve se manifestar a respeito da última empregadora, quando for à busca de novo emprego?

Nós acreditamos que a palavra-chave é: sinceridade.

Se foi demitido por queda na produção, incompatibilidade de gênios com o novo superior, ou outro motivo que justificasse a iniciativa pela demissão, é melhor falar a verdade, pois assim o candidato mostra credibilidade, humildade e integridade.

Se mentir pode dificultar a aprovação na entrevista, pois mais dias menos dias a verdade vem à tona. Não pense alguém que se falar mal do empregador anterior, torna o candidato com mais chances.

A Catho divulgou artigo com o título: Saiu da empresa? Veja como falar sobre ela em uma entrevista.

Ser íntegro é merecer crédito!

                                      O VANDALISMO ACABOU!                                                            CONSELHO  AMIGO

A imprensa internacional detectou que as badernas contra a Copa do Mundo, não são exatamente contra o evento, mas são manobras políticas da oposição que tenta desestabilizar o governo atual, como dizem: ‘o governo de turno’.

Passada a Copa é bem provável que os quebra-quebras sejam motivo de denúncias em palanques de comícios, ou no horário da propaganda eleitoral, atacando o governo, alegando que não houve policiamento firme, a ponto de permitir tantas depredações de empreendimentos particulares.

Mentem os que se negaram a apreciar o projeto de lei que trataria com mais rigor os encapuzados.

Foz do Iguaçu deu exemplo ao receber a Seleção Sul Coreana.

Nossa campanha “FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!”, fecha com “chave de ouro”. Obrigado!

 

Quando em Junho/2009, lançamos a campanha “FOZ 2014 - SEM VANDALISMO!”, nos dedicamos a conclamar os leitores do BORKINFO® e os internautas que acessassem nosso sítio, a não permitir o vandalismo.  Com esta edição encerramos a campanha, mas Denuncie o VANDALISMO! Ligue 153.

Se você vir alguém cometer abuso contra crianças ou adolescentes, DISQUE 100!
 

Se você calar, as pedras poderão não calar-se!

Salve um indefeso!

Não se omita!

CUIDADO COM SUCESSÃO!

Muita gente recebe proposta para adquirir um empreendimento em funcionamento. Pode ser um bom negócio. Pode, também, ser uma cilada.

Antes de fechar o negócio, admita a possibilidade de consultar o Departamento Pessoal de quem faz a folha de Pagamento daquela pessoa jurídica.

Conheça o que ocorreu num “lava rápido”, um estabelecimento com uma atividade bastante comum. O que poderia complicar comprar um empreendimento destes sem consultar o DP? Pois bem, o empreendimento em si pode ser rentável, você fazer um investimento a mais, pode dar um “up” e conseguir ainda mais clientes, melhorar a fachada, a pintura, a apresentação, pode transmitir mais conforto, e assim por diante, mas...

O novo proprietário, após tomar posse, surpreendeu-se com a existência de um cidadão trabalhando lá, que não constava na Folha de Pagamentos. Por que? Ora, porque não havia sido registrado.

Foi ele solicitar ao empregado a CTPS, mas essa não era trazida, até por fim o empregador, não gostando de agir na ilegalidade, apresentou o assunto à Polícia, sim, à Polícia, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência.

Daí apareceu um advogado postando que não precisaria ser tão enérgico a ponto de registrar um BO. Bastaria dar uma advertência. Ah, sim! Por acaso esteve o advogado lá no estabelecimento para ouvir quantas vezes o novo proprietário requereu a Carteira de Trabalho?

O negócio é o seguinte: O tal “empregado” ingressou em juízo requerendo o registro com data anterior à mudança de proprietário. O novo proprietário queria assumir o registro a partir da data da transação. A Justiça, claro, assim diz a lei, respondeu que o registro deve ser reconhecido desde a data em que haja evidências de que o reclamante houvesse prestado serviço naquele “lava rápido”.

Viu só?!

                                        SEM CTPS NÃO DÊ EMPREGO                                                   BOAS MANEIRAS

Quem quer trabalho, quem quer emprego, quem quer ter direitos trabalhistas, deve apresentar a CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social, a quem lhe esteja abrindo a porta para o trabalho. Se não apresentar a CTPS, não se deve dar emprego!

Já abordamos, através do BORKAlerta e da Coluna Mensageiro os cuidados que os empregadores deverão tomar a partir de 02 de agosto. O registro deverá ser feito no dia, e no mesmo dia deverá ser feita a comunicação, pelo CAGED, ao Ministério do Trabalho.

Experimente não fazer assim e conhecerá o valor da multa!

Quem admite pessoa com o benefício do Seguro Desemprego em andamento e não registrar o empregado, incorre em crime. Não brinque!

Nossos clientes estão bem esclarecidos. Nosso DP está à disposição!

Se quem sai de casa fecha o portão, chegando ao trabalho também o manterá fechado

Se ao querer estacionar seu carro observar o espaço adequado, permitirá que alguém, que venha depois, consiga vaga para estacionar também.

UMA FALHA SEM DANOS

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Cidadão comprou ingresso para partida da Copa e acabou debitado em duplicidade. Ingressou em juízo reclamando danos morais.

Três meses antes de entrar em juízo, já havia recebido devolução na fatura do cartão de crédito.

Justiça entende ser uma ocorrência normal na vida em sociedade, sem danos morais nem inscrição no SCPC.

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

 

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

27/06 - Como foi São João?

20/06 - Você vive empatia?

13/06 - Admitir empregado deve ser no dia!

06/06 - O que tu farias ao fazer 100 anos?

30/05 - Tens uma bandeira a respeitar?

23/05 - “Rainha das Armas” é lembrada dia 24

16/05 - O que você faz? Como você reage?

09/05 - Se foi ou é, será! - Mãe

02/05 - Eu trabalho ou presto serviço?

Pela Internet: www.gazeta.inf.br, ou

Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Adolf Samuel Borkenhagen

Até a Edição 195, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

Nossas vitórias, e a Copa Fifa 2014

A BORKENHAGEN, em 10 anos conquista o Prêmio MPE Brasil, e a Seleção Brasileira, busca o Hexa.

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados