INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO    |   FAMÍLIA BORKENHAGEN 
Início | BORKINFO |Junho e Julho - 2015

DESDE 1983 CONTABILIZANDO SONHOS E FATOS.

Edição dedicada ao

Tijolo Fundamental

Foz do Iguaçu-PR, Jun e Jul de 2015

Ano XIX, N° 203 - Circulação dirigida Tiragem 3443 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

TEMPERATURA IDEAL

Todos os dias podemos ler, ouvir e ver a previsão do tempo, num dos veículos de comunicação que esteja ao nosso alcance.

Era 24 de Junho quando, à noitinha, recebia-se a informação de que a temperatura, aqui, nesse início de inverno, estava na casa dos 22 graus, enquanto que noticiário de emissora de rádio da Alemanha dava conta que a temperatura, lá, estava em 25 graus, havendo expectativa de aumentar um pouquinho no dia seguinte.

É a temperatura ideal lá quanto cá. Gostamos de ouvir que geou, ou que nevou. É tão bonito, ou até romântico, ver pessoas bem vestidas, ou melhor: bem agasalhadas, brincando no frio.

Não é igualmente tão bonito, tão delicioso, não dispor do agasalho necessário para encarar o frio.

Aí vem a pergunta: Como está a temperatura do seu coração para este inverno? Já pensou em se desfazer de alguma roupa que não lhe sirva porque você cresceu, ou porque engordou?

Alguém contesta, e com razão: Quantos anos dura um cobertor em sua casa, para sua família? Pois é! Como é que ano após ano são feitas inúmeras coletas de roupas, agasalhos, cobertores, etc., para serem doados para famílias menos favorecidas? Com certeza em 5 anos já foram recolhidos, e distribuídos, mais cobertores do que é a população total de Foz do Iguaçu!

E na sua cidade também fazem campanhas do agasalho? Você nunca viu na casa de um desses favorecidos, um bom cobertor na casinha do cachorro? Repense suas doações! Busque saber se o(s) candidato(s) verdadeiramente precisa(m) do que vêm buscar.

Participar é bom, mas acompanhar, e orientar os favorecidos é muito melhor!

COMO É ESPERAR?

Esperar é ter esperança de que algo aconteça, é ter esperança de que alguém chegue a qualquer momento, é ter esperança de que a nota da prova seja a almejada, é ter esperança de que o seu projeto seja aprovado; também é contar com a dedicação de alguém que vá corrigir adequadamente a prova, contar com a clarividência de alguém que vá apreciar o seu projeto, é contar com a sinceridade de alguém que disse que viria, e que de fato esteja vindo.

Por outro lado, esperar também é não fazer nada além do necessário, ou é deixar a planta germinar e crescer, de acordo com a chuva e o sol que Deus mandar. Plantar, você já plantou; preparar a terra antes de lançar a semente, você fez direitinho; orientar, catequisar alguém, você fez com esmero, agora resta esperar que o Espírito Santo faça a sua parte, iluminando o aprendiz a assimilar o que lhe foi ensinado.

Ninguém vai pro céu por outro, mas pode ir pro inferno por causa de outro.

Esperar é também não desistir de algo. Pois é! O “Tijolo Fundamental” nós apresentamos em 02/04/2015. A partir de então ficamos à espera da aprovação do projeto, para podermos iniciar a sonhada construção da nova sede.

Nós confiamos!

DEVOLUÇÃO DE SINDICAL

Contribuições conhecemos as mais variadas, mas o nome já diz que não são valores impostos.

No Paraná alguns empregadores descontaram a Contribuição Confederativa em favor do sindicato laboral e agora terão que devolver, umas o relativo aos últimos 6 anos e outras, aos últimos 8 anos.

Quem define valor de contribuição para manutenção de sindicato são seus associados.

Assim tão somente eles é que concordam com o desconto em folha. Quem não for associado não precisa aceitar o desconto.

Por força legal só se desconta a Contribuição Sindical anual, prevista no art. 580 da CLT.

Sindicato não pode decidir sobre a vida de quem não pertence ao quadro associativo.

O Departamento Pessoal deve informar.

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Se seu pai um dia estiver acabrunhado, convide-o a passear no Shopping, e visite a VALDUGAS.

Ele sairá de lá com um sorriso que fará bem a você por muito tempo.

Deseje-lhe Feliz Dia dos Pais!
Contate e agende - Fone 45 3523-1380

Julho é o mês da ACIFI. Ao completar 64 anos e já estar há quase 30 anos com a BORKENHAGEN, mostra que escolheu bem. Também nós temos o desafio de melhorar a cada mês.

Ligue 3521-3300 e Associe-se à ACIFI!

A caminho do Aeroporto, do Parque das Aves, do Macuco Safari, das Cataratas do Iguaçu, você tem ótima opção de hospedagem.

O Hotel Panorama é ímpar no estilo.
Aproveite o Festival do Foundae!
Ligue, reserve pelo Fone 45-3529-8200.

DICAS E TOQUES

CONTABILIDADE DOS LIBERAIS

Principalmente os médicos, dentistas, psicólogos e os demais da área da saúde, devem ter um cadastro bem zelado, de seus clientes. A partir de 2016 todos os serviços prestados a pessoas físicas terão que ser informados ao Fisco.

Isso quer dizer que os recebimentos em ordem cronológica deverão estar contabilizados, pois na Declaração ao Imposto de Renda terão que apresentar o CPF de todos seus clientes.

O trabalho de contabilidade, mês a mês, é essencial. O Contador coleta todas essas informações para que no ano que vem, em abril, esse arquivo seja inserido no imposto de renda, já que a Receita Federal fará o cruzamento desses dados.

Caso não se preocupe agora com isso, futuramente, esse profissional terá que passar pelo transtorno de solicitar, às pressas, o número do documento de todas as pessoas que contribuíram com a receita do ano anterior. Por esse motivo, a partir de agora, é preciso dar ainda mais atenção à contabilidade da sua empresa.

Na BORKENHAGEN nos empenhamos em alertar, esclarecer e orientar os clientes. Isso é publicado em nosso sítio.

O profissional, ou gestor, que alega não ter tempo para visitar o site, pode ter apuros.

Valorize a Contabilidade!

                                           QUEM É O CLIENTE?                                                           CONSELHO  AMIGO

Em caso de alguma emergência decorrente de inundação, vendaval, granizo, queda de árvores, destelhamentos, ou outra intempérie, chame a Defesa Civil.
DISQUE 199 e comunique a ocorrência. Ajude como voluntário!

Alguém tem pressa!

DISQUE 199

Estão mudando os tempos, as regras, os conceitos, os valores, as obrigações, as exigências, os riscos, as responsabilidades, os clientes, ... Como assim, os clientes?

Havia um tempo em que o cliente escolhia a quem entregaria sua Contabilidade para satisfazer suas expectativas, ou até sem escrúpulos, satisfazer seus caprichos. Agora os profissionais de Contabilidade, as Organizações de Serviços Contábeis, poderão escolher seus clientes.

Não é desdenhar, mas com o CC 2002, apareceu a responsabilidade solidária, ou seja: o profissional contábil passa a ser co-responsável pelos atos praticados por seu cliente. Que beleza!

Quem tem descuidado, já pode ter sentido o drama de ver seu patrimônio dilapidado por ter de responder pelo mau cliente.

Enquanto por um lado os profissionais estão cada vez mais próximos do empreendimento do cliente, passando a assessorá-lo, desde que este assim o requeira, ou o aceite, por outro, tem de preocupar-se com o crescimento da criminalidade.

Só de crimes de lavagem de dinheiro, em 2014 foram 988.856 casos.

Profissionais tem de denunciar. Quem não o fizer corre o risco de reclusão de 3 a 10 anos. Agora precisa-se ter mais critério com o trabalho, escolhendo melhor o cliente e suas atividades.

JUSTIÇA GRATUITA

Em 23/08/2012, através do BORKAlerta, abordamos o assunto de acordo com a decisão da época: ONG pobre não tem direito à Justiça Gratuita!

Uma ONG argumentou que, além de ser entidade filantrópica, comunitária, de ensino e assistência social, sem fins lucrativos, passa por sérios prejuízos, em decorrência da diminuição do número de alunos e por uma inadimplência nunca antes vista. O TRT-MG respondeu: "Tratando-se de empregador, pessoa jurídica, não há como enquadrar-lhe a tipificação legal daquele que não tem condição de arcar com as custas e despesas do processo sem prejuízo do sustento próprio ou da sua família".

No BORKINFO®, de Março/2013, sob o título: PHILANTROPIA POBRE, publicamos que “Houve época em que os governos deixavam de cumprir o seu papel e, pessoas abnegadas, vendo a necessidade que passavam alguns semelhantes, abriam uma entidade philantrópica”. “Depois surgiram as ONG’s ... , e também as ‘Pilantrópicas’ montadas para buscar recursos oficiais e fazer de conta que tenham como objeto cuidar de pessoas necessitadas”. Ali reafirmamos: “a justiça gratuita é para pessoas físicas, no caso de não terem recursos para as custas processuais.

As entidades, ainda que destinem 20% de sua renda em gratuidade de serviços, não têm família a sustentar.

GRATUIDADE - NOVA ÓTICA

Agora a FENACON publicou estudo de um advogado que, em linhas gerais e de uma forma bem sucinta trazemos para sua apreciação:

O direito à Justiça gratuita, apesar de indicar um benefício para pessoas físicas, também pode ser conseguido por qualquer pessoa jurídica capaz de comprovar dificuldade financeira. Considerando o cenário de desaceleração econômica, o uso desse recurso pode crescer. A lei não faz distinção entre pessoa física ou jurídica", destaca o advogado.

Para ele, o direito pode ser conseguido desde que a pessoa jurídica tenha documentos contábeis - como balanços ou balancetes - que demonstrem a inexistência de capacidade financeira.

Apesar de parecer que as provas contábeis são de fácil obtenção, ele diz que é aí que muitas pessoas jurídicas tropeçam. Para ele, em geral, os advogados acabam não conseguindo a gratuidade porque não entram em contato com o contador da empresa nem esmiúçam as provas.”

Analisando o escrito, vemos o quanto o cliente precisa ser sincero com o profissional contábil. Não adianta enviar 70% do faturamento e querer que a Contabilidade espelhe 100% de sua realidade.

Venha conversar conosco!

TRILHA FUNCRIANÇA

Clique e conheça o Projeto

do TRILHA JOVEM

Era o dia 07/07/2015, quando 120 jovens capacitados através do Programa TRILHA JOVEM, do Instituto Polo Internacional Iguassu, foram apresentados para um público empresarial do ramo de hotelaria, turismo e afins, e por estes foram entrevistados.

Cada qual teve a oportunidade de mostrar o quanto aprendeu e como se sente preparado para o mercado de trabalho.

Isso você pode ver em nossa publicação “Talentos para o turismo através do Trilha Jovem”, em http://www.borkenhagen.net/artigos/trilha-jovem_talentos-15.html.

O POLOIGUASSU apresentou projeto para angariar recursos através do FUNCRIANÇA e as contribuições superaram a expectativa em 2014, porque o empresariado e as pessoas de bem perceberam a legitimidade do projeto.

Quem ainda não se decidiu pelo FUNCRIANÇA, converse com seu Contador!

A BORKENHAGEN aposta: “Criança hoje, homem amanhã!

Apoie e divulgue o FUNCRIANÇA!.

 Para acessar a página do FUNCRIANÇA, clique aqui.  Importante: Converse com seu Contador!

PROPAGANDA ENGANOSA?

UMA CONQUISTA ÍMPAR!

Importante e interessante a decisão do STJ sobre anúncio de promoção sem preço do produto.

O Makro, no Rio Grande do Norte, desencadeou uma campanha de “só um dia”, em que venderia alguns produtos por preço menor que o da concorrência.

O que justificou a anulação da multa, do PROCON, foi que o preço só seria conhecido 1 dia antes, através da pesquisa, e seria disponibilizado à porta do estabelecimento.

Por isso deixou de ser enganosa, pois não induziu o consumidor a erro. À porta do estabelecimento o consumidor tinha livre opção. É um avanço da Justiça!

Proibir, multar esse tipo de anúncio, pelo jornal do atacadista, seria impor limitação à criatividade publicitária, entenderam no STJ. Parabéns!

Prêmio MPE Brasil

de Competitividade

Quando em 2004, surgiu no Paraná o Prêmio Sucesso Empresarial, a BORKENHAGEN acreditou na proposta de que se autoavaliasse a gestão, a mostrasse a entendidos, e participasse do projeto, poderia lhe render oportunidades de melhoria na gestão.

Assim em 2014, em 10 anos de melhorias, alcançamos o  Prêmio MPE Brasil de Competitividade. Sucesso aos sucessores!

VISTE O TELÃO LED?

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Todos os motoristas que sobem a Av.José Maria de Brito e que tenham que aguardar abrir o sinal no cruzamento da Av.Paraná, podem apreciar o recado para esse tempo de chuva e possível frio.

O telão não traz apenas anúncios, mas também informações úteis. Passa a apreciar as mensagens ali transmitidas pela LEDPLAY, pois o lucro será teu!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

 

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

 

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

31/07 - Nota Fiscal Paranaense

24/07 - Vandalismo em Foz não existe!?

17/07 - És de fato amigo? Tens amigos?

10/07 - Como aceitas os estrangeiros?

03/07 - Inclusão social através da Bíblia?

26/06 - SUS em Foz tem rombo ou roubo?

19/06 - Conheces a igreja “cantante”?

12/06 - Contadores envolvidos

05/06 - Há leitos vazios no hospital !!!

Pela Internet: Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição e Redação: Edvino Borkenhagen

Revisão, Diagramação e Publicação: Adolf Samuel Borkenhagen

Até a Edição 204, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

Para quem tem pai, ou para quem é pai:

Disciplinar um filho não é apenas corrigi-lo quando erra, mas orientá-lo a não errar!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados