INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO    |   FAMÍLIA BORKENHAGEN 
Início | BORKINFO |Maio - 2016

DESDE 1983 CONTABILIZANDO SONHOS E FATOS.

Edição dedicada aos

102 anos de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu-PR, Maio de 2016

Ano XX, N° 207 - Circulação dirigida Tiragem 3473 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

PRA FOZ, FELIZ CIDADE!

Conte pra nós, “Qual é o lugar no mundo que tem gente de mais etnias convivendo pacificamente do que em Foz do Iguaçu?”

Isso mesmo! Para muitos deve dar dor de cotovelo saber que aqui convivem, em paz, em harmonia, descendentes ou imigrantes de países em conflito.

A imprensa se encarregará de trazer resgates da história da formação de Foz do Iguaçu, com certeza, por isso não é por esse espaço que o faríamos.

Temos que considerar que uma época houve em que para cá eram nomeados ‘interventores’, por tratar-se de Área de Segurança Nacional.

O que disse o Coronel Clóvis da Cunha Viana, na entrevista em rádio, quando entregou o cargo?

Eu poderia ter feito o melhor mandato, ..., mas sempre seria tido como intruso, alguém que veio de fora, nomeado como interventor. Que culpa tenho eu de ser militar?”.

Foi um desabafo, na época. Ecoou forte no ouvido e na consciência das pessoas de bem. Para os outros? Para os outros foi como se pensassem: “Já vai tarde!”.

A ansiedade por eleger alguém da própria cidade era grande, muito grande.

Pois bem! Foi permitida a Lista Tríplice. Foi permitida a eleição. Passamos a eleger o nosso prefeito. Agora vem a pergunta crucial:

“Quem dos prefeitos, eleitos pelo povo, conseguiu sair ileso, sem críticas?”

Não há governo 100% em qualquer esfera. Isso não dá direito a alguém eleito, governar sem ouvir o povo.

Não houve prefeito sem algum dissabor após o fim do mandato. Ter mandato público é cruel. Agora, mesmo sabendo disso, pode algum eleito não se preocupar com essa possibilidade e cometer fraquezas a ponto de tornar inelegível.

O povo mais exige do que ajuda para ter um bom governo, na maioria das cidades.

FELIZ 102 ANOS, FOZ DO IGUAÇU!

O MURO DOS FUNDOS

Por que apresentar o muro dos fundos, para registrar algo da obra da nova sede?

Pensamos que em mostrando que damos valor à segurança predial, o cliente também possa entender que damos valor à segurança de seus documentos.

Todos os documentos que o cliente nos permite ter acesso para serem processados, devem merecer o maior cuidado para não extraviar, para preservar a integridade.

Assim, na obra existirá uma dependência chamada de “Arquivo-morto”, mas que na verdade o que nesta sala estiver armazenado é material que dá evidência à vida do cliente, seja pessoa jurídica ou pessoa física.

Tão logo a documentação tiver sido utilizada para o processamento, para a geração de informações contábeis, societárias ou fiscais, convém que ela seja retornada ao cliente, para que tenha rápido acesso a algum documento que eventualmente venha a precisar para confirmar algum dado.

É por isso que um muro importa, sim, para a segurança dos clientes. Ainda haverá muito a mostrar em novas edições.

Participe da realização de nosso sonho!

SUPRESSÃO DE ADICIONAL

Um carteiro que atuava na entrega de correspondência, após vários afastamentos, para tratamento de lesão da coluna,cuja origem foi alegada ser de transportar malotes com peso superior a 10kg, teve a mudança de cargo para atendimento comercial.

Por ter deixado de atuar fora, lhe foi suprimido o adicional.

Ingressou na Justiça do Trabalho, onde foi entendido que o adicional, ainda que não previsto no plano de cargos e salários, deveria ser mantido, pois a mudança ocorreu pelo fato de ele ficar lesionado a serviço dos Correios.

Isso pode servir para qualquer empregador.

Em direito adquirido não se mexe, sob pena de ter de indenizar!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Móveis em madeira ou em mdf, seja para ambiente comercial ou domiciliar, ficam diferentes com o toque de quem tem 21 anos de tradição em Foz.

É cliente da BORKENHAGEN, desde a constituição.

Fone 3577-6010

Se em Maio presenteaste a mãe, em Junho pode ser a namorada ou o namorado, mas antes passa na Tic Tac, na subida da Brasil, 1257.

Apaixona-te desde a vitrine!
Fone 3025-7135

Nem todas as famílias são uma ‘loteria’, mas todas as famílias podem participar das loterias.

Visite o Super Muffato da República Argentina e teste o seu palpite!
Contatos pelo Fone 3578-3506

DICAS E TOQUES

MÁ GESTÃO X CARGO EM COMISSÃO

Há uma diversidade de situações em que funcionários ou empregados são alçados a cargos de confiança, passando a perceber, além dos salários, comissão sobre produção ou em virtude do cargo de confiança.

Há também uma infinidade de situações em que a comissão, a gratificação por cargo de confiança, cargo comissionado, pode se tornar direito adquirido e há situações em que o recebedor pode perder o direito adquirido.

Trazemos um exemplo de gerente bancário que por 17 anos recebia gratificação de função.

Um dia deixou de ser gerente e perdeu a gratificação. Ingressou em juízo pleiteando a manutenção de tal valor, mas perdeu. Como assim, se a lei prevê que ela não deva ser retirada de quem a receba por mais de 10 anos?

É que na condição de gerente ele foi negligente na aprovação de cartões de crédito, não cuidando da condição financeira dos pretendentes ao cartão.

Essa negligência resultou num grande prejuízo ao banco.

Pelo ocorrido ele deixou de ser gerente voltando ao cargo efetivo de bancário, sem a gratificação, pois o TST nem tomou conhecimento do agravo pois confirmou o que determinou o TRT.

Espelhem-se!

GRATIFICAÇÃO NEGADA

Enquanto para o pleito de um carteiro a Justiça determinou a manutenção ainda que tenha mudado de função, de tarefas a executar, o posicionamento, quando da apreciação do pleito de um servidor público municipal, foi diferente. Por que?

A Lei Orgânica do município de Poços de Caldas previa que poderia estabilizar-se no cargo de maior remuneração o funcionário que tivesse atuado pelo período de 5 anos, em cargo de comissão.

Quando o servidor ingressou em juízo ele se baseou em texto legal que havia sido revogado.

Na Justiça local foi indeferido seu pleito.

Quando o assunto chegou até o TST, foi entendiddo e percebido que não teria o direito a estabilizar-se no cargo de maior remuneração porque só havia trabalhado por 4 anos e 10 meses na função.

Além do mais para este servidor era mera expectativa de direito.

Direito adquirido é aquele conquistado em decorrência de fatos jurídicos anteriores e definitivamente incorporado ao patrimônio jurídico do titular, em virtude de lei ou do tempo decorrido.

Essa decisão do TST pode muito bem ser observada pelos empregadores da iniciativa privada.

Assim como um município tem Lei Orgânica e Regulamentos que regem o relacionamento com funcionalismo, os empreendimentos privados tem que levar em consideração a CLT, a legislação aplicável, e a Convenção Coletiva de Trabalho aplicável à categoria na qual está enquadrado o empregado.

Alçou alguém a cargo de confiança, ainda que temporário, saiba o que diz a lei!

Na dúvida consulte seu Contador, consulte seu Advogado, mas não faça algo na dúvida!

Lembre do significado de nossa logo!

ADOÇÃO DE MENOR

Para o direito brasileiro, a adoção é um ato jurídico a partir do qual uma criança ou adolescente, não gerado biologicamente pelo adotante, torna-se irrevogavelmente seu filho, passando a ter os mesmos direitos e deveres, inclusive hereditários. Passa a ter o mesmo sobrenome dos adotantes. Nem mesmo a morte dos adotantes devolve os direitos aos pais biológicos. Para isso, é necessário proceder à nova adoção.Sempre foi muito trabalhoso adotar uma criança porque era preciso preencher algumas formalidades e requisitos necessários para habilitar um pretendente, mas com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, a adoção ficou mais simples, mais rápida.

COMO NÃO ADOTAR

Ainda persiste a adoção informal, que é irregular, quando os adotantes simplesmente registram o menor como filho, sem as cautelas judiciais impostas por lei, necessárias à proteção especial que deve recair sobre os interesses da criança.

O adotante informal pode sofrer sanções penais, além de expor-se à incriminação quanto a outros crimes, só pela suspeita.

UM CASO DE ADOÇÃO SUSPEITA

A mãe biológica, adolescente, contando com a intermediação de um advogado, entregou um recém-nascido a um casal. Na Justiça foi entendido que o advogado ganhou dinheiro, assim como a mãe biológica.

No registro da criança consta a mãe biológica como a mãe e como pai, o adotante que declarou ser de fato o pai (o genitor).

Em virtude da suspeita de tráfico o bebê ficou com os adotantes até ser recolhida a um abrigo. O assunto chegou até o STJ - Supremo Tribunal de Justiça, onde o casal adotante pediu a criança de volta, ou seja, o desabrigamento, e a guarda provisória, mas os ministros não aceitaram, por não ter visto ilegalidade no recolhimento do bebê ao abrigo.

ÉTICA NA ADOÇÃO

Quando um casal de adotantes não respeita o caminho legal para adoção, é presumido pela Justiça que eles colocam em dúvida os seus padrões éticos, tão necessários para a criação de uma criança.

Se um pai adotivo quiser anular o registro depois que assumiu uma criança, também haverá óbice a não ser que ainda não haja vínculo socioafetivo com o adotado.

Também pode ser feito registro póstumo de adoção, quando, em vida o pretenso adotante tenha demonstrado adotar uma criança e tenha iniciado o processo de adoção dela. A adoção socioafetiva de pai adotante é aceita na Justiça, pela manifestação de afeto.

Fonte: COAD

FACTORING PLUS

O artigo 58 da Lei 9.430/96 define a atividade de factoring como sendo a exploração de “atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços”.

Se no contrato social constar que a sociedade presta serviços de alavancagem mercadológica, realiza negócios no comércio internacional, participa de outras sociedades ou ainda presta serviços de assessoria empresarial, ela estará desempenhando atividade alheia ao factoring, ou seja: de administração, ficando assim obrigada a se inscrever no Conselho Regional de Administração, e contar com um Administrador, seja no quadro societário ou funcional, que responda por essas atividades.

BEM NÃO PENHORÁVEL

O imóvel residencial próprio do casal ou da entidade familiar é impenhorável, de acordo com o artigo 1º da Lei 8.009/90, e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza.

Isso todos os advogados sabem ou deveriam saber.

Interessante é que houve um processo em que um cidadão alegou que sua casa teria ido a leilão por não ter pago o imposto de renda requerido pela Receita Federal, indevidamente, pois a RFB teria tributado por regime de caixa e não o de competência, a soma de valores recebidos acumuladamente da Previdência Social.

Soou estranho porque não se conheceu o processo de cobrança e, que de fato o único bem da família teria sido objeto de penhora pela RFB.

Com essa alegação o advogado pediu do Contador que elaborou a Declaração, danos morais em favor do cidadão, que alegou não ter dormido muitas noites até a reversão da forma de tributação.

Parece piada, mas não é! Até isso ocorreu na Terra das Cataratas.

CRIANÇA, HOJE

Clique e conheça o Projeto

do TRILHA JOVEM

Certamente quem tem lido o BORKINFO®, ou quem tem acompanhado as publicações em nosso sítio, já entendeu o quanto é importante contribuir para o FUNCRIANÇA.

Quem contribuir em 2016, pode fazê-lo até alcançar 6% do imposto devido no ano. Pode até ter direito a restituição, mas os 6% são garantidos e deduzidos do imposto a pagar, com isso aumentando o valor da restituição.

Detalhe: Podem fazer essa destinação as pessoas físicas que optarem pelo Modelo Completo, na entrega da Declaração.

Nós acreditamos que a Receita Federal poderá ampliar para os que optarem pelo Desconto Padrão.

Em tempo: O Supervisor do IRPF, em Curitiba, Luiz Omar Gabardo, esclareceu que do universo de declarantes com direito a efetuar a opção pela destinação do Imposto de Renda, apenas 5,2%, no Paraná, exerceram essa opção.

Isso significa que não há porque pleitear para que também os declarantes que entregam a DIRPF pelo Modelo Simplificado tenham essa opção.

A BORKENHAGEN aposta: “Criança hoje, homem amanhã!

Apoie e divulgue o FUNCRIANÇA!

 Para acessar a página do FUNCRIANÇA, clique aqui.  Importante: Converse com seu Contador!

PREMIO MPE DE COMPETITIVIDADE 2016

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil.

O “MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” é uma forma de reconhecer a nível estadual e nacional as micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Os pequenos negócios podem concorrer em oito categorias e dois destaques.

Ao se inscrever, os empresários tem acesso a um questionário de autoavaliação o qual deve ser respondido com sinceridade.

Após responder o questionário, os participantes recebem, como retorno, uma análise de gestão, gratuita, que aponta as necessidades de melhoria e sugere caminhos para tornar sua empresa mais competitiva.

O analista do Sebrae Plínio César Marques fala sobre esse diagnóstico. “É um questionário de auto-avaliação que serve para mostrar ao empresário o cenário em que se encontra a sua empresa naquele momento. Na prática, após esse diagnóstico que o empresário recebe, ele tem a oportunidade de identificar as melhorias que devem ser feitas no seu empreendimento. Esse diagnóstico é totalmente gratuito”.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.mbc.org.br/mpe ou em uma unidade do SEBRAE até o dia 31 de julho.

Nós acreditamos desde 2004, e alcançamos o pódio em 2014, em Brasília.

A BORKENHAGEN testemunha a seriedade do evento e o valor das 'devolutivas' para corrigir a gestão.

CADASTRO DE ADOÇÃO

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Ferramenta que centraliza e cruza informações de crianças que aguardam por uma família em abrigos, é o Cadastro Nacional de Adoção, o qual ao ser pesquisado, informa automaticamente se há pretendentes na fila de adoção compatíveis com aquele perfil.

Pretendentes podem ser cadastrados para crianças com o perfil desejado.

Mais informações, clique aqui.

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

 

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

 

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

27/05 - Cometer fraude, eu? No Imposto de Renda?

20/05 - Onde se exige força é para fortes

13/05 - O que tens a temer do Big Data?

06/05 - Sabes tu como é ser feliz?

29/04 - Antes que chegue o Dia da Mãe!

22/04 - Contabilidade é assunto sério!

15/04 - O que te faz ir para malha fiscal?

08/04 - Filme em ônibus dá danos morais

01/04 - Teu lucro é isento ou tributado?

Pela Internet: Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição, Redação, Diagramação e Publicação: Edvino Borkenhagen

Revisão: Adolf Samuel Borkenhagen - Artefinalista: Patricie Rebeca Borkenhagen Bueno

Até a Edição 208, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

Quem ama sua cidade, a defende e a enaltece!

Com 33 anos de atividade já temos 33% dos 102 anos de emancipação de Foz!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados