(45) 3028-6464

Avenida Doutor Damião, nº 62 - América

Professores, comemorem!

No dia 15 de Outubro de 1827 foi decretado pelo Imperador D.Pedro I, que todas as localidades tivessem sua escola de primeiro grau. Pelo decreto ele também definiu o salário dos professores, as disciplinas (matérias) básicas e a forma de contratação. Estava criado o Ensino Elementar do Brasil.

Em 14 de outubro de 1963, o Governo João Goulart, pelo Decreto Federal nº 52.682 oficializou a data como feriado escolar, Antes disso, 4 professores paulistas se reuniram e decidiram dar uma 'parada' de um dia, para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

O Decreto 52.682 define a razão do feriado:

"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro. O Japão tem um modelo cheio de particularidades, como ensinar aos alunos o respeito aos bens públicos e envolvimento da família em atividades escolares. Isso cresce entre o povo todo, pois num evento de futebol, se Olímpíada ou Copa, o mundo todo viu que os torcedores, ao fim do jogo recolheram o lixo na área das arquibancadas.

Os profissionais professores são responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país. Trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.
É uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

O Brasil passa por um período turbulento em que, por parte do Governo, houve a produção de material para tratar sobre ideologia de gênero, enquanto que os pais, notadamente os de famílias cristãs, não admitem que o direito à educação lhes seja tirado, para que remaneça o ensino com a escola. O nefasto material foi recolhido ainda no governo anterior, mas grupos insistem em introduzi-lo para ensinar às crianças a partir dos 6 anos a sexualização e, em consequência, a iniciação ao sexo, com o perigo de prepararem inocentes crianças para os pedófilos, para os quais há a possibilidade de a lei ser abrandada com relação à ciminalização da pedofilia.

Biblicamente temos conhecimento que havia os "doutores da lei" que eram os que coordenavam o ensino da Palavra de Deus ao povo judeu. Com relação a Jesus temos o registro da volta da família da Festa da Páscoa, quando já caminho de um dia, de volta para Nazaré, pararam para descansar, os pais não o encontraram entre os romeiros. Voltaram a Jerusalém e o encontraram falando com pessoas mais velhas, instrutores, no templo de Deus. Todos ficaram espantados de ver como Jesus era sábio. Mas Maria disse: ‘Menino, por que fez isso a nós? Seu pai e eu ficamos preocupados.’
‘Por que tiveram de procurar-me?’ respondeu Jesus. ‘Não sabiam que eu tinha de estar na casa de meu Pai?’ Pois é, eventualmente, para quem não lê e respeita a Bíblia, pode não ter grande significado esse detalhe.

Eu, Edvino Borkenhagen, tive o privilégio de, enquanto ainda cursava o 8º período de Ciências Contábeis, na então FACISA – Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Foz do Iguaçu, sucedida pela UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, em 1983, aos 30 anos, ser convidado para lecionar em "monitoria" para os alunos do 4º período, mas logo, logo o professor titular, Tibiriçá Botto Guimarães, não pode conciliar o trabalho, no Banco Auxiliar, com a docência e assumi a cadeira por inteiro. Em paralelo já desempenhava a atividade de Contador, da FUNEFI – Fundação Educacional de Foz do Iguaçu, a convite do então presidente Narciso Valiati, com IP – Inscrição Provisória concedida pelo CRC – Conselho Regional de Contabilidade.
Com a formatura (colação de grau) assumi a disciplina de Introdução à Contabilidade, preparando acadêmicos para os períodos seguintes até que, por determinação do Governo do Estado, não me foi mais permitido continuar como docente (professor) e técnico administrativo (contador) pois esqueceram de contemplar essa situação quando elaboraram o Regimento da Unioeste. Daí voltei à função única de Contador da instituição.

Muitos amigos, hoje bons profissionais, resultaram daquele tempo de docência. Tem até aquele que, ainda hoje, ao me dirigir a palavra me diz: "Olá, Professor!" Graças a Deus tive essa experiência e esse privilégio!

BORKENHAGEN35 ANOSRESPEITANDO E ENALTECENDO DATAS E PROFISSÕES!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *