(45) 3028-6464

Avenida Doutor Damião, nº 62 - América

Chamada urgente aos Reservistas!

Coluna Mensageiro
– Correram notícias de que reservistas estavam sendo convocados.
Não demorou para alguém fazer uma leitura distorcida, insinuar uma situação de atrito nacional, e que reservistas estariam sendo chamados para auxiliar os soldados.
Nada disso!

Reservistas são, tanto os Praças, formados pelo Serviço Militar Obrigatório, quanto os Oficiais, formados em unidades especiais como CPOR e NPOR, e/ou que tenham formação profissional para o desempenho na área combtente, que executam serviços administrativos em diversas áreas de interesse da Força, atuando como oficiais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários temporários.

Aqui vai um abraço ao Oscar Pereira Jr, da Incorporação 1971, que cursou medicina oftalmológica de 1976 a 1981, na Faculdade Estadual de Medicina do Pará e retornou para o Exército como Voluntário, promovido à Oficial, o qual completa 70 anos no dia 24 de dezembro.

Quanto a notícias divulgadas, há que se esclarecer que os cidadãos que prestaram o Serviço Militar e foram licenciados no período de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022 estão convocados a comparecer entre 9 e 16 de dezembro de 2022 a fim de participar do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR/22). A apresentação é presencial, mas os cidadãos acima mencionados também podem apresentar-se pela Internet do dia 1º de dezembro deste ano até o dia 31 de janeiro de 2023, através do sítio http://www.exarnet.eb.mil.brwww.exarnet.eb.mil.br.

Realizado anualmente, o EXAR objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.
Isso é uma obrigação, apresentar-se por 5 anos para, inclusive atualizar seu endereço. Em caso de necessidade por parte do Exército, não poderá falhar a convocação, por endereço desatualizado.

Em caso de guerra os reservistas poderão ser convocados para receberem a preparação mínima.
Se um Reservista se recusar a atender à convocação para participar de guerra não entra na lista da pena de morte, mas terá como castigo, um período de prisão.
Mas há uma idade a partir da qual o reservista não mais é chamado. A partir de 1º de janeiro do ano em que completar 46 anos de idade, o Reservista deve procurar um Órgão do Serviço Militar de sua cidade, ou a mais próxima da sua residência e solicitar um Atestado de Desobrigação.

Dia do Reservista16 de Dezembrolembrança à data de nascimento do poeta e grande patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, consagrado Patrono do Serviço Militar.

UM ABRAÇO A TODOS OS RESERVISTAS!

Edvino Borkenhagen

Coluna Mensageiro – Registro 0123526, 18/08/2003 – Títulos e Documentos
Publicada em 16/12/2022 – Ano XXV – Mensagem 1.273
Leitura crítica antes de publicar, por: Jocimar Picketti

BORKENHAGEN 39 ANOS  ENALTECENDO AS DATAS COMEMORATIVAS!

 

Uma resposta

  1. Certíssimo, Edvino!
    Dei baixa com o Certificado de Reservista de Cabo do EB, onde servimos em 1971 no 1º BFron em Foz do Iguaçu.
    Em 1981, após ter formado em Medicina, voltei as fileiras do Exército, em 1982, como 2º Ten Médico R2.
    Servi por um ano na Companhia Especial de Fronteira no Amapá.
    Neste mês de dezembro eu e meu amigo e companheiro de caserna Edvino, completamos 7 décadas de vida.
    Só temos de agradecer ao nosso bom Deus essa nossa amizade!
    Oscar Pereira Jr – Médico oftalmologista
    Belém – PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *