(45) 3028-6464

Avenida Doutor Damião, nº 62 - América

Chega de violência!

Quando apreciamos o noticiário e nos detemos na matança de jovens numa escola pública em Suzano-SP, podemos nos perguntar tal qual o profeta Habacuque, conforme registro na Bíblia, no Antigo Testamento: Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte. – Mensagem de Esperança – Hora Luterana.

Sim, onde encontrar forças para situações assim? O que tem de culpa, os pais desses jovens mortos a tiros? O que tiveram de culpa esses jovens mortos e outros atingidos por balas? Tiveram tempo, oportunidade, de estarem em paz com Deus, antes de serem mortos? Irão para o céu, ou não?

O que será dos demais alunos, tendo sempre presente em suas mentes o terror do morticínio? Vai adiantar pintarem o colégio, trocarem pisos, darem uma outra cara ao educandário, para amenizar a situação?

O que se pode fazer em questão de segurança pública? O que dirão os céticos quanto à possibilidade de o cidadão ter uma arma? Irão generalizar que agora o bandido pode ter arma? Sempre teve! Daí vem à mente uma mensagem que circula atualmente: “Por que em colégios militares não tem tiroteio se lá tem um monte de armas?”.

O caso serve para reflexão, com certeza! Há males que vêm pra bem. Primeiro os 10 jovens mortos queimados vivos dentro de um container, agora 10 pessoas mortas em uma escola. Os próximos 10 mortos serão numa igreja?
Não é impossível, pois os derrotados na eleição passada já ameaçaram matar ‘crentes’ que apoiaram a campanha de Bolsonaro. Postaram até vídeos com palavras de ordem, alertando para que se preparassem. Isso é cruel!

Vigiai, pois não sabeis nem o dia, nem a hora! O fim virá, quando se menos espera. Não precisa ser a desintegração do mundo, globo terrestre, da nossa cidade inundada por lama, mas o nosso fim. Fiquemos atentos, pois Deus pode usar bandidos como instrumentos para nos chamar a atenção de que a Ele pertence todo o poder!.

Os jovens, em Suzano, não  mataram porque o porte de arma é um projeto do atual governo. Os jovens não mataram porque jogavam jogos violentos. Os jovens não  mataram porque a escola foi omissa. Os joens não  mataram porque sofreram Bullying…

Eles mataram porque as famílias estão  desestruturadas e fracassadas; porque não  se educa mais em casa; não  se acompanha  mais de perto, o que os filhos vêem, jogam, postam; a tecnologia substitui  o diálogo; presentes compram limites, direitos e  deveres e não há o conhecimento e respeito a Deus.

Precisamos parar de nos omitir, de transferir culpas. A culpa é minha, é sua, é de todos nós!

"A violência é  o desdobramento de carências afetivas, da necessidade de ser visto e notado, ainda que da pior maneira". – Pe.Fábio de Melo

Quando o casal Richthofffen foi morto, inclusive pela própria filha participando do crime, muitos quiseram “cair de pau” sobre a jovem Suzane, mas esqueceram  que os pais tinham uma vida social muito agitada, não sobrando tempo para conviver mais com os filhos. Como se isso não acontecesse em muitos lares hodiernos.
Como se hoje não existissem crianças escrevendo na redação da escola que gostariam de ser um celular, para poderem merecer a atenção dos pais!

Edvino Borkenhagen

Coluna Mensageiro – Registro 0123526, 18/08/2003 – Títulos e Documentos
Publicada em 22/03/2019 no jornal Gazeta Diário – Ano XXI – Mensagem 1.078

BORKENHAGEN 35 ANOS  VALORIZANDO A ATENÇÃO E O RESPEITO!

 

Uma resposta

  1. Penso que cabe muito bem aqui uma Oração de Pais pelos Filhos:

    1. Salvador bondoso, atende
    nossa humilde petição,
    que ao dever de pais se prende;
    ouve-nos por compaixão!
    2. Só cumprimos em fraqueza
    nosso paternal dever.
    Vem, concede-nos firmeza,
    e bons pais nos faze ser.
    3. Filhos, nós os recebemos
    só de tua mão, ó Deus,
    e por isso nós devemos
    educá-los para os céus.
    4. Logo após o nascimento
    os levamos a Jesus
    pelo Santo Sacramento,
    donde mana vida e luz.
    5. Dá que sempre os corrijamos
    com paciência e puro amor,
    Com ternura os conduzamos
    ao bendito Salvador!
    6. Que lhe sirvam nesta vida,
    na alegria e em toda dor!
    Nunca esqueçam na árdua lida
    que pertencem ao Senhor.
    7. Encha Cristo suas mentes
    de filial temor a Deus,
    que conosco sigam, crentes,
    a vereda para os céus.

    Hino 451, do Hinário Luterano Que cada internauta, que tenha filhos, pai ou mãe, reflita como tem tido cuidado com seus filhos!
    O mundo pode ser melhor. Depende de nós (de mim e de ti) !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *