Tem meio mundo de brasileiros ouriçados com o novo Governo.
Tem gente que reclama porque diz que "ainda há pouca ação".
Pra quem vem morar na casa em que tu moravas, e tem que descobrir como era feito isso, onde era guardado aquilo, qual é o segredo do cofre da casa, onde ficou a segunda chave do carro, ainda novo, que é pra ser usado? São perguntinhas básicas que terão resposta uma a uma, mas depois de vasculhar e descobrir. Por mais preparado que seja o novo morador, se tu não fores justo, não fores honesto ao transferir a casa para ele, com certeza ele terá dificuldades, no início.
Daí tem outra situação: No mesmo quarteirão também tem muitos moradores desconhecidos, com os quais esse novo morador deverá tomar certas precauções, pois poderá encontrar vizinhos não muito amistosos, cheios de razão, ou aqueles que acham defeito em tudo.
Ah, mas tens que considerar que há mais 2 outros quarteirões de vizinhos, dos quais, muitos também são moradores novos. E um desses quarteirões é um tanto maior que se divide em 2 alas. Achas que o novo morador vai poder ser um bom síndico desse condomínio, com tantos moradores diferentes e divergentes, havendo inclusive aqueles que não querem que haja harmonia no condomínio?
Pois é, o presidente da República, como o síndico da historinha, tem uma nobre missão e certamente orou muito para definir quem e porque escolheria para auxiliá-lo nesse exercício de síndico.
Se atentarmos bem, já houve avanços, sim, e são de grande valor:
1)- Através do Decreto 9.723/19 o CPF passa a substituir número de diversos documentos:
1. Número do PIS, PASEP, NIS,
2. Número de Serie da Carteira de Trabalho CTPS,
3. Número da CNH ou da Permissão para Dirigir,
4. Número de inscrição do profissional no órgão de classe,
5. Outros documentos federais.
Quer saber mais? Clica, acima, no link do Decreto.
Alguém comentou: A partir de agora, ninguém precisa mais ir ao banco, cartório, ou qualquer outra agência levando um carrinho de mão cheio de papéis, basta o CPF.
2)- Em outro dia, o presidente assinou decreto determinando a extinção de 21.000 cargos comissionados, funções, e gratificações na esfera federal, gerando economia de 195 milhões de reais anuais ao Tesouro, dando um golpe certeiro na prática de aparelhamento do governo.
3)- Em mais outro dia, foram arrecadados 2,377 bilhões de reais em outorga no leilão de aeroportos, superando a expectativa, o que foi considerado por especialistas um sucesso para a retomada de investimentos em infraestrutura no país – setor essencial para o crescimento da economia brasileira.
4)- Entrementes, o índice Bovespa subiu e atingiu nível recorde de 99 mil pontos pela primeira vez em sua história. Por quê? Porque o mercado ficou otimista com os rumos e as perspectivas da economia.
Essas 4 notícias são excelentes notícias sobre as quais tu, talvez, nem tenhas prestado atenção, ou talvez nem tenhas tomado conhecimento porque a imprensa não deu ênfase, mas que esses fatos terão grande impacto sobre tua vida no futuro próximo, isso é verdade!
Então, se o número de diversos documentos fica substituído pelo número do CPF, diminuindo a correria em busca de documentos em cópia autenticada, imagina o que outro ato traz de benefício para empreendedores que sonham em tornar realidade um novo projeto!
Pois a Medida Provisória n.º 876, publicada no Diário Oficial da União em 14/03/19, determina que: o contador, ou o advogado da parte interessada, pode declarar a autenticidade da cópia do documento, ficando, assim, dispensada a autenticação. Significa menos gastos e mais agilidade.
5)- Mais uma notícia boa: A Junta Comercial, agora presidida por um Contador, encontrou a casa com 4 mil processos acumulados, entre processos de abertura, baixa, encerramentos, atas e outros. Esse acúmulo adveio do momento de transição, nomeações e treinamento de novos vogais, e foi também afetado pelas férias dos relatores. Em poucas semanas conseguiram a regularidade.
O que mais soou gostoso para os profissionais da Contabilidade e seus clientes é que, agora na JUCEPAR, a maioria dos processos tem sido finalizados em até um dia.
Em média a Junta recebe 1.200 processos por dia para registro, e o sucesso na agilização dos registros se deve ao comprometimento da equipe de funcionários, vogais, relatores, secretário-geral e vice-presidente, como disse o presidente, Contador Marcos Rigoni, em entrevista ao CRC Notícias.
Detalhe: Não depende só da agilidade na Junta Comercial o tempo que se leva pra abrir um novo negócio, mas a exemplo de Foz do Iguaçu, onde temos o "Destrava Foz", o panorama já está bem melhor que há algum tempo.
Ainda com relação à MP 876, registramos a manifestação do Presidente do CFC-Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda: "… o mais importante é o reconhecimento da fé pública dos contadores para atestarem a autenticidade de documentos, o que evidencia a importância e a confiabilidade da profissão [contábil]!"
A Medida Provisória valoriza a profissão contábil e agiliza o registro de empresas.
Diante de tantas notícias boas, que a imprensa não mostra, ou faz breve comentário, parece que faz sentido que existe um pacto silencioso na grande imprensa para desconstruir a reputação do novo governo com a promoção, difusão e ampliação apenas de notícias ruins ou constrangedoras.
Pense bem, pense no bem, desfrute do bem!