INÍCIO     |     NOSSA EMPRESA     |     ORIENTAÇÕES    |     MENSAGEIRO     |      ARTIGOS      |     ENTRETENIMENTO    |      BORKINFO    |   FAMÍLIA BORKENHAGEN 
Início | BORKINFO |Agosto - 2016

DESDE 1983 CONTABILIZANDO SONHOS E FATOS.

Edição dedicada ao

soldado e ao cidadão brasileiro

Foz do Iguaçu-PR, Agosto de 2016

Ano XX, N° 209 - Circulação dirigida Tiragem 3508 destinatários

Boletim Institucional da Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda. - Certificada ISO 9001:2008

DEFICIÊNCIA FÍSICA X TORTURA!

O presente texto foi escrito durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Para sua apreciação trouxemos um registro de um caso de polícia:

Duas senhoras, irmãs gêmeas de 42 anos, tinham uma curadora, pessoa responsável por elas por sofrerem de deficiência severa.

Foi contratada uma senhora “cuidadora” para exercer a tarefa, exatamente como é o sentido do título: cuidar das gêmeas.

Um dia esta “cuidadora” foi levada a Justiça por maus tratos, por tortura.

O que acontecia? Pelas provas, as vítimas eram submetidas a "reiterada e desmedida" agressão. Pior: o delito foi praticado pela reclamada na condição de cuidadora das ofendidas, que sofriam "intenso sofrimento físico e mental", inclusive "tapas, puxões de cabelos, socos na cabeça, tentativas de asfixia (cabo de vassoura no pescoço), restrição de alimentos, lesão com emprego de vara e xingamentos constantes que não se confundem com mero excesso corretivo ou forma de disciplina", tudo conforme apurou o Juiz.

Como a curadora tomou conhecimento?

As agressões foram filmadas por câmeras escondidas colocadas pela curadora das vítimas.

A defesa da “cuidadora” alegou que os vídeos foram obtidos por meios ilícitos.

Tinha que avisar, antes, a “cuidadora”?

O juiz observou que em caso de evidências da prática de crime hediondo contra vítimas absolutamente incapazes, a garantia à dignidade da pessoa humana deve prevalecer sobre a violação da intimidade/privacidade da autora dos delitos.

Deu 9 anos de prisão (fechado).

Acompanhe quem você vai contratar!

ENCARANDO DE FRENTE

A cada lance, a cada dia, a cada semana, o avanço pode ser notado.

Vai se definindo a forma, o estilo, da construção.

Nos empenhamos em efetuar registros fotográficos dia a dia, para que aqueles que nos acompanham, e também aqueles que estão atuando na edificação, possam, em nossa página na Internet, observar os passos que tem sido dados.

Todos que tem acompanhado a história em fotos, da construção de nossa nova sede, já devem ter visto quantas etapas foram concluídas.

É claro que, quando você ler esta edição do BORKINFO®, a obra já estará em estágio mais avançado.

Venha nos visitar e ver o que estamos construindo, talvez também para estar a seu serviço! Acesse: www.borkenhagen.net.

O “Tijolo Fundamental” abre o caminho para toda a história. Podem ser vistos todos os ciclos e, mais em evidência o ciclo atual, em destaque. Fique à vontade!

Nesta edição mostramos uma foto do ciclo do reboco terminando. Era a última parede a rebocar.

Desde 1983 contabilizamos sonhos e fatos.

Participe da realização de nosso sonho!

A OLIMPÍADA ACABOU!

Pois é, o Brasil sai por cima, provando ao mundo que temos competência para organizar, e muito bem, grandes eventos.

Há quem possa não gostar, e nem daremos atenção a isso, mas foi na gestão sob processo de Impeachment que toda a estrutura foi construída. Afora o problema no prédio da delegação da Austrália, nenhuma outra reclamação significativa foi noticiada.

Se algo foi mal construído, ou a preço fora do real, não foi a dirigente nacional que isso praticou, mas construtoras.

A estrutura da "Segurança Integrada", também é construção já aprovada na Copa do Mundo, e inclusive elogiada pela imprensa internacional.

Podemos nos orgulhar de sermos brasileiros! Tanto a cerimônia de abertura quanto a de encerramento fizeram rolar lágrimas de encantamento, de emoção, pela qualidade dos eventos, pela disposição dos voluntários, espontaneidade dos atletas.

Livre-se de sentimentos políticos na apreciação, análise e avaliação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tá?!

DATAS QUE ORGULHAM

Duas datas, até próximas uma da outra, orgulham os bons brasileiros:

Dia 25 de Agosto - Dia do Soldado

Está programada para o dia 25, no 34º BIMec uma solenidade pelo Dia do Soldado.

É claro que nosso diretor institucional, Soldado 697, depois Cabo Edvino, da Incorporação 1971, do então 1º BFron, da 2ª Cia de Fuzileiros,  onde foi agraciado com a medalha de "Praça mais Distinta da Incorporação", estará presente, de peito estufado relembrando o tempo de caserna, honrando o convite recebido.

Dia 07 de Setembro - Dia da Independência do Brasil

Já lemos que para o desfile cívico-militar deste 7 de Setembro, poucos recursos serão utilizados para o evento. Ter ou não ter arquibancadas para um público que não prestigiou outros desfiles, nem precisa.

As pessoas que de fato amam o Brasil, independente de quem esteja no Governo, poderão levar um guarda-sol, uma cadeira para se acomodar e apreciar o desfile, sem se importar que o município não tenha recursos para lhe propiciar um pouco mais de conforto.
O que deveria diminuir de tamanho, sim, é o palco de autoridades, a começar por eliminar o lugar de algumas figuras que só aparecem lá para aparecer, talvez até para que o público os veja porque vai ter eleição.Muito cuidado com esse tipo de gente!

É hora de prepararmos nossa bandeira para o desfile! Não precisamos ter contato com ela apenas em época de Copa do Mundo, ou como foi na Olimpíada Rio 2016.

Por favor, descontentes com a Nação, façam seu protesto em outro lugar, onde as pessoas a quem querem dar o recado vos vejam, mas não aqui em nossa cidade, tá?!

Orgulhe-se por ser brasileiro/a!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Acrescentamos, para melhor espelhar como tratamos a mulher

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:10-15
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios

CLIENTES QUE NESTA EDIÇÃO DESTACAMOS

Onde ver borboletas, quatis, grande queda d’água (natural ou artificial), aves de muitas espécies?
Em Foz do Iguaçu!
Ligue Tel.3574-1313
Cataratas Turismo tem serviço de alto nível. Você merece!!
Fone 3572-4795:

Acesse o sítio e conheça-a melhor!

Abastecer o carro pode ser em qualquer posto? Depende do combustível que você quer, o atendimento que você quer e o lugar onde você está.
Posto Damo
Av Garibaldi, 620
Pono do norte da Vila "A" e adjacências, Surpreenda-se!
Fone 3572-4795

Do ladinho do Parque Nacional, antes de chegar às Cataratas do Iguaçu, está o Parque das Aves.

É um santuário para aves, répteis e símios.

 

Passeie pela mata em boa companhia!

Contate pelo Fone 3529-8282.

DICAS E TOQUES

INSALUBRIDADE + PERICULOSIDADE, PODE?

Um operador de produção de uma fábrica de eletrodomésticos, após sair, entrou com algumas demandas contra o ex-empregador, dentre elas: adicional de insalubridade, pelo contato e manipulação de produtos químicos e ruído, e de periculosidade, pela exposição à radiação não ionizante.

Na contestação, a contratante alegou que fornecia equipamentos de proteção individual (EPIs), e sustentou que a acumulação de adicionais é vedada pelo artigo 193, parágrafo 2º, da CLT.

Na Justiça do Trabalho ela foi condenada a pagar apenas o adicional periculosidade.

No TRT a fabricante de eletrodomésticos foi condenada ao pagamento das duas parcelas, entendendo que “nada impede a cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade”.

No TST foi mantida a decisão estadual, pois ficou demonstrado que cada um dos adicionais em questão teve, comprovadamente, como fato gerador, situações distintas, o que, com base em jurisprudência da SD1, do TST, não impede a cumulatividade.

Muito cuidado na definição de adicionais!

É a primeira decisão assim, que o TST vota pela cumulatividade.

FGTS PRESERVA ÁRVORES

O cidadão consciente, que tenha celular com acesso à Internet, pode evitar a derrubada desnecessária de árvores para produção de papel.

Existe o serviço virtual de informações sobre as movimentações na conta vinculada ao FGTS, dos empregados.

Acesse: http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/msg_celular.asp, leia essa orientação e faça sua adesão!

O interessado informará o número do NIS (PIS/PASEP) e a senha Internet por ele cadastrada, ou com o uso da Senha Cidadão. Os avisos SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta. Pode também receber por e-mail.

Feita a adesão, ele deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa e com essa redução do consumo de papel, contribui para a preservação do meio ambiente. Continuará recebendo o extrato anual do FGTS.

Faça isso e divulgue!

É UMA RELAÇÃO CONSUMERISTA?

É consumerista a relação entre alguém que compra algo de um estabelecimento comercial, ou seja: ele compra para consumir.

Se ele não ficar satisfeito e se sentir prejudicado pela não correspondência do estabelecimento vendedor, no caso de alguma reclamação ou de algum prejuízo sofrido em virtude de atitude irregular por parte da loja, pode recorrer à proteção dos direitos com base no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Mas e se o comprador tiver sido um empregado do próprio estabelecimento vendedor? Depende!
Houve um caso de empregado, que havia financiado um bem, e as prestações, por força de contrato, eram descontadas no holerite. Até aí tudo bem.

Ocorreu um afastamento por doença.

O empregado, por determinado tempo não compareceu ao local de trabalho e deixou de receber seus vencimentos, do empregador, mas da Previdência Social.

Nesse período ele não procurou o estabelecimento para pagar suas prestações.

O estabelecimento então enviou carnê ao endereço do empregado, mas ele alega que o recebeu após o vencimento.

Por terem vencidas as prestações e não pagas, seu nome foi inscrito no SPC.

Ele reclamou e levou o assunto à Justiça do Trabalho. Justiça do Trabalho?

Pois é!

A relação seria trabalhista?

OU É UMA RELAÇÃO TRABALHISTA?

Quando alguém tem uma relação de emprego com uma pessoa jurídica, essa pessoa tem uma relação trabalhista.

Se essa pessoa adquire uma mercadoria, a prazo, do seu empregador, ela deveria ser tratada como cliente, naquela transação.

Se, no entanto, as prestações relativas a essa compra, forem debitadas/descontadas em seu holerith, fica garantido ao estabelecimento vendedor, no caso também empregador o recebimento automático através da Folha de Pagamento. O empregado deixa de ter compromisso como cliente de vir à loja pagar um carnê, mas sofre o desconto na Folha.

Nesse caso, se alguma demanda ocorrer, por desentendimento entre a loja e o comprador, no caso entre empregador e empregado, e o prejudicado for o empregado, sua reclamação será direcionada à Justiça do Trabalho.

Assim entendeu o TRT-MG que a relação jurídica principal é a relação de emprego e não a relação de consumo em que se envolveram, indiretamente, o empregado e a empregadora, pois a relação consumerista, no caso, só existe porque, antes dela, estabeleceu-se a relação de emprego.

Sem emprego, não haveria desconto em Folha! Muito cuidado!

AINDA PELOS JOVENS

Clique e conheça o Projeto

do TRILHA JOVEM

Os adolescentes e os jovens esperam pela decisão dos contribuintes ao Imposto de Renda que optam pelo Modelo Completo de Declaração.

Eles não esperam por doação!

É a destinação de 6% do Imposto de Renda devido, que pode ser direcionada ao FUNCRIANÇA.

Assim temos sugerido o Projeto “Trilha Jovem”, do Instituto Polo Iguassu, através do FUNCRIANÇA, como destinatário.

Agora o Instituto Polo Iguassu inovou ainda mais:

Quem não quiser se identificar, não quiser o CPF na NOTA, quando adquirir alguma mercadoria, pode deixar o documentos fiscal na urna existente em diversos estabelecimentos conveniados.

Está vendo?! Você pode ajudar sem se identificar; você pode ajudar, novamente, sem desembolsar dinheiro algum, mas pode eleger o Instituto Polo Iguassu como beneficiário do ICMS e participante dos sorteios do projeto CPF na NOTA, tem DINHEIRO de VOLTA.

Você também pode aderir à campanha “DOE SEU CUPOM”.

Como proceder:

Acesse www.notaparana.pr.gov.br entre com seu CPF e senha, clique na opção ”minhas doações” no menu horizontal e siga as instruções. Assim você estará destinando sua doação.

Outra maneira:

Nas lojas conveniadas existe uma urna em nome do POLOIGUASSU, onde você pode depositar o cupom.

Detalhe:

Você deve ter feito a compra sem informar o CPF.

A entidade, periodicamente, retirará os cupons das urnas, na cidade, e os cadastrará a seu favor. Participe!

A BORKENHAGEN aposta: “Criança hoje, homem amanhã!

A PRIMAVERA VIRÁ?

LEITURA SEMANAL ACESSÍVEL

Claro que virá!

Quando o tradicional vento-norte do mês de Agosto amenizar, a brotação nas árvores se iniciar, dirão que chegou a Primavera.

Prepare-se para recebê-la, com vontade de tomar mais cuidado com a Natureza, com disposição de proteger o verde, para, então, desfrutar do colorido das flores.

Vem Setembro, e traze a Primavera!

COLUNA MENSAGEIRO

Todas as sextas-feiras, no jornal A Gazeta do Iguaçu.

 

Se não tens como comprar o jornal ou acessar sua página, acessa pelo quadro à direita.

 

Leia! Avalie!

Critique! Elogie!

Se você ainda não leu a coluna Mensageiro, nós reprisamos:

19/08 - Chegará o teu dia. Estás preparado?

12/08 - Uma mulher virtuosa faz um bom pai?

05/08 - Pais cristãos deixam filhos passar fome?

29/07 - Fim de obra não finda responsabilidade

22/07 - O que teu empregado leva na bolsa?

15/07 - Entidades aguardam pelo teu dinheiro

08/07 - O que podes fazer com teu dinheiro?

01/07 - Terrenos baldios - bonitos ou úteis

Pela Internet: Coluna Mensageiro.

EXPEDIENTE

Boletim informativo institucional, mensal, da BORKENHAGEN Soluções Contábeis Ltda.

Registro sob Nº 001 e 002 em 23/05/97, no Livro B-1 do RCPJ.

Composição, Redação, Diagramação e Publicação: Edvino Borkenhagen

Revisão: Adolf Samuel Borkenhagen - Artefinalista: Patricie Rebeca Borkenhagen Bueno

Até a Edição 210, na certeza de termos você nos acompanhando e aprovando!

Semana da Pátria é para quem ama sua pátria!

Como cidadãos e cidadãs do Brasil, temos a oportunidade de mostrar nosso amor-pátrio!

Avenida Doutor Damião, 80 - CEP 85864-400 - Jardim América - Foz do Iguaçu, PR | Fone/Fax: 45 3028 6464

Borkenhagen Soluções Contábeis Ltda.

Copyright © Desde 1997 - Direitos reservados